EE Joaquim Alfredo Soares Vianna recorre à Lives e jornal online, em momento de pandemia

  • Publicado em 07 jul 2020 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • As transmissões contaram com especialistas da Universidade Federal da Grande Dourados e o jornal Online já ganhou versão impressa.

    Campo Grande (MS) – Desde o início das aulas remotas, por conta da pandemia do Covid-19, os professores da Rede Estadual de Educação (REE) iniciaram uma verdadeira força tarefa para lidar com as novas tecnologias e manter o processo de ensino/aprendizagem funcionamento em padrões elevados.

    A exemplo disso, a equipe Escola Estadual Joaquim Alfredo Soares Vianna, situada no município de Caarapó, consolidou uma parceria com alguns professores e pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para trazer palestra em formato de Lives com temáticas importantes para momento.

    Lives da EE Joaquim Vianna contaram com participação de especialistas da UFGD

    Lives

    “Estávamos assustados à princípio, como manter o vinculo entre professor e estudante com o distanciamento? Foi então que fiz o primeiro convite a um antigo parceiro meu, o professor Éder Novak que é historiador e doutor em história indígena, foi convidado para falar sobre história e cultura indígena com nossos estudantes. E o resultado não podia ser melhor, desenvolvemos trabalhos interdisciplinares de produção textual com relatos de experiência a partir dessa live. E depois, o projeto só cresceu”, evidencia professora de Sociologia, Bruna Gayozo

    A professora conta que optaram pelos temas que, ou estão previstos em lei, como a História e Cultura Afro Brasileira, ou temas que estão previstos na BNCC. O segundo convidado foi o Doutor e antropólogo Mário Sá que trouxe a temática: Racismo, Preconceito e Discriminação.  Ela também evidencia que ocorreu palestra/live, no dia 03 de julho, com o mestre em psicologia, Renisson Costa, que tratou sobre Saúde Mental e Isolamento Social.

    Jornal Online

    Jornal Online fez tanto sucesso, que versão impressa foi disponibilizada aos estudantes.

    Para divulgar esses novos trabalhos, que foram ganhando cada vez mais atenção dos estudantes, as professoras de sociologia Bruna Gayozo e de biologia Suély Hamester iniciaram com os estudantes a confecção de um jornal on-line da escola com redação dos próprios estudantes.

    “Nós montamos uma equipe editora e redatora com alguns estudantes que tinham algum interesse pela escrita, e daí em diante eles mesmos propõem e escrevem as notícias e os editoriais. Nós ficamos responsáveis pela edição e correção para publicação.”, mencionam as professoras responsáveis.

    De acordo com as professoras, o jornal fez tanto sucesso que resolveram montar uma versão mensal, que pode ser impressa e contém todas as publicações que já foram feitas. O jornal pode ser acessado no link https://jornalviannamais.wixsite.com/jornalviannamais/blog/categories/not%C3%ADcias-vianna, e o jornal mensal em panfleto https://www.flipsnack.com/shhamester/vianna-mais.html.

    Categorias :

    Aulas Remotas, Covid-19

    Veja Também