Evento promovido pela SED/MS fortalece práticas inclusivas e orienta sobre o atendimento pedagógico de estudantes com autismo
A SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), por meio do Ceame/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), realizou no dia 16 de julho um encontro formativo com profissionais da Rede Municipal de Ensino de Jardim.
Com foco no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e no Parecer CNE/CP nº 50/2023, o encontro reuniu cerca de 320 participantes e teve como tema central: “Parecer CNE/CP nº 50, de dezembro de 2023: Atendimento aos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
O objetivo da atividade foi subsidiar os profissionais da educação quanto ao atendimento pedagógico de estudantes com deficiência, no âmbito da educação inclusiva. A proposta visa garantir condições de aprendizagem equitativas, respeitando as necessidades e especificidades dos estudantes da Educação Especial.
Durante a formação, a gerente pedagógica do Ceame/TEA, Maria José dos Santos, destacou a importância da iniciativa.
“A formação evidencia a parceria e a constante atualização profissional dos docentes das redes de ensino, SEMED e SED/MS — no processo de inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, matriculados no ensino comum da rede pública. A abordagem adotada busca atender às necessidades educacionais desse público, considerando suas especificidades no contexto escolar”.
A iniciativa reforça o compromisso da SED/MS com a formação continuada e a inclusão educacional em todo o estado.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar