A prioridade, nesse momento, é manter a qualidade de ensino dos estudantes, com atendimento individual e criativo.
Campo Grande (MS) – Com a suspensão das aulas, devido a pandemia do coronavírus, professores da Educação Especial, lotados na Escola Estadual João Vitorino Marques, em Aral Moreira, estão fazendo a diferença com atendimento individual, criativo e de qualidade para os estudantes.

Educação Especial é destaque na Escola Estadual João Vitorino Marques
De acordo com o diretor Djalma Santos, pensando na modalidade de ensino a distância, é importante realizar as adequações pedagógicas, conforme a necessidade da pessoa, visando corresponder às habilidades e déficits individuais e promoção das habilidades acadêmicas. Como a organização do tempo, oferta de atividades adaptadas, suporte de equipe profissional e familiar, sendo fundamental para o sucesso do aluno.
“Destaco que é importante sempre lembrarmos que cada pessoa terá a sua forma de aprender e isso irá demandar recursos que suprem a sua necessidade. Exemplos de adaptações na aprendizagem do xadrez, filme, jogos é fundamental para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes da Educação Especial. Aprender é uma tarefa constante, na qual se convive o tempo todo com o que ainda não é conhecido”, destaca diretor.
Djalma destaca que é fundamental que exista uma relação de confiança e respeito mútuo entre professor e aluno, de maneira que a situação escolar possa aprimorar todas as questões de ordem afetiva. Assim, o trabalho educacional inclui intervenções para que os alunos aprendam a respeitar diferenças, a estabelecer vínculos de confiança e uma prática cooperativa e solidária.