V Colóquio do grupo de estudos e pesquisas em teoria sócio-histórica, migrações e gêneros é promovido pela SED, em parceria com a UCDB.
Campo Grande (MS) – O entendimento sobre a Crise do capital: migrações, estado e politicas públicas em tempos de pandemia, foi o tema em destaque de ação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), participaram da exposição e apresentação de trabalhos no V Colóquio do grupo de estudos e pesquisas em teoria sócio-histórica, migrações e gêneros no Programa de Iniciação Científica PIBIC-Jr.
Realizado por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (Copesp), o evento contou com a apresentação de diversos trabalhos realizados pelos jovens, selecionados com base em diversas temáticas, como “Migração, Saúde e Assistência Social: Migração em Tempos De Crise e o COVID-19”, “Acesso Ao Sistema Público De Saúde Em Tempo Pandêmico”, “A Migração De Haitianos Para O Brasil E Sua Inserção No Mercado De Trabalho Local” e “A Adaptação Cultural de Migrantes Brasileiro na Europa: Reflexões Sobre Gênero a Partir da História de Vida de uma Mulher Migrante”.
De acordo com gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, “a presença dos estudantes no evento estimula o interesse por trabalhos científicos, fomentado pelo próprio Centro. A participação dos estudantes com altas habilidades/superdotação em Eventos com projetos de iniciação cientifica desperta e potencializa o desenvolvimento, além do pensamento científico e crítico, de forma a participar e contribuir ativamente com o meio cultural, social e acadêmico. O Centro também exerce um importante papel e disponibiliza uma técnica pedagógica que realiza a orientação e o acompanhamento dos estudantes junto à Universidade”, destaca Eliane.
Os estudantes contemplados com bolsas de iniciação científica pela FUNDECT/CNPQ/SED-MS, com o Título Teen Researcher: Inserção de adolescentes que adoram ciência em ambiente de pesquisa – 2020, são: Felipe Penha Markus, Nicolle Ramos, Kauê Barbosa de Oliveira Lopes, Yan Renato Barbosa e João Vittor Western.