Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes do pré do CEI Zedu finalizaram projeto de Educação Financeira

  • 14 out 2024
  • Categorias:Campo Grande, CEI Zedu, destaque
  • Compartilhar:

Os alunos puderam gastar o “dinheiro” acumulado na feira com “venda” de brinquedos

 Os estudantes do pré II do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) tiveram a oportunidade de participar de um projeto anual de Educação Financeira, em colaboração com a Cooperativa Sicredi, que doou brinquedos para a realização da atividade prática. Ao longo do ano, as crianças aprenderam conceitos fundamentais sobre dinheiro e sua importância, acumulando uma quantia fictícia, guardada em cofres confeccionados em parceria com suas famílias. Essa prática não apenas promoveu o aprendizado financeiro, mas também fortaleceu os laços familiares.

Ao longo do ano, as crianças ganharam “dinheiro” referentes às atitudes positivas, como respeitar amigos e professoras, usar palavras de gentileza e realizar atividades. Essa abordagem lúdica transformou o aprendizado em uma experiência significativa, mostrando que comportamentos éticos e solidários têm suas recompensas.

O dia de comprar os brinquedos coincidiu com a Semana da Criança e foi um momento de pura magia. As crianças estavam radiantes e ansiosas para participar da feirinha, onde puderam gastar o dinheiro que acumularam com tanto esforço.

Foi organizado uma feira, onde os estudantes poderiam “comprar” os brinquedos com o dinheiro que acumularam durante a realização do projeto. As professoras ajudaram os alunos a contar o dinheiro e precificaram os brinquedos, permitindo que cada um escolhesse o que mais gostava. A alegria era palpável, e as crianças se mostraram entusiasmadas em ver seus desejos se realizando.

Os estudantes que não tinham dinheiro suficiente para comprar o brinquedo desejado foram apoiados por seus colegas, que, em um gesto admirável de cooperação e solidariedade, emprestaram o que era necessário. Esse momento não apenas evidenciou a importância do trabalho em equipe, mas também ensinou lições valiosas sobre empatia e amizade.

Trabalhar Educação Financeira desde a infância traz inúmeros benefícios. As crianças desenvolvem habilidades que vão além da simples matemática, como a capacidade de planejar, economizar e fazer escolhas conscientes. Esses ensinamentos são essenciais para a formação de cidadãos responsáveis e financeiramente saudáveis no futuro. Além disso, a experiência de “comprar” os brinquedos reforçou a noção de que cada ação positiva é valorizada, criando um ambiente de aprendizado onde a solidariedade e a união prevalecem.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Ricardo Agra, SED e arquivo escolar






 

Últimas Notícias

  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
  • Esporte e educação caminham juntos na trajetória de alunos da E.E. João Carlos Flores
  • Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social
  • Estudantes se destacam em concurso estadual com curtas sobre os perigos das apostas online
  • MS participa de conferência em Brasília que destacou protagonismo popular na luta por justiça racial no Brasil
  • Educação Antirracista ganha força no Conesul com nova formação para professores da REE
  • Café Cultural movimenta a Escola Jamic com arte, conhecimento e valorização da cultura africana
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital