Participaram superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (19.10), ás 15h, a vigésima Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.
Responsável pela abertura das transmissões, superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues, mencionou que a abordagem semanal foi referente ao encerramento do ano letivo de 2020 na Rede Estadual de Ensino, bem como serão as avaliações, atual contexto, com base nas pesquisas realizadas pela Sitec, preenchimento dos diários, além de ações de busca ativa e como elas podem ser otimizadas com orientações.
Busca Ativa Escolar
No início das transmissões semanais foi veiculado um vídeo motivacional, com enfoque na “Busca Ativa Escolar”, bem como outro vídeo com secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta falando da importância de não desistir dos estudos.
A SED já iniciou processo, via formulário, de Busca Ativa Escolar, para encontrar, mapear, estudantes em situação de risco ou abandonando a escola. O questionário aborda questões tecnológicas, dificuldades pedagógicas, quais componentes pedagógicos que tem dificuldades, questões comportamentais, vulnerabilidades, articulação com a rede, que vai propor, no momento, plano de ação individualizado, que entenderá o contexto vivenciado pelo estudante, levando a compreensão e dar resposta mais adequada da ruptura do processo educativo.
Final do ano letivo
Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher ressaltou o motivo de manter as escolas da rede estadual de forma remota até o final do ano de 2020, temos que relembrar o que nos fez parar, no início da pandemia os índices de contágios e ocupações de leitos eram melhores que a situação de hoje e não nos dá segurança necessária ao retorno nas aulas presenciais, sem garantia na segurança da saúde toda comunidade escolar, impactos do retorno da rede pública, onde envolve uma cidade como um todo, estamos respeitando as orientações do setor de saúde com relação a pandemia, além do escasso tempo letivo restante”.
Hélio Daher pontuou como a SED procederá até o término do ano letivo de 2020 com aulas remotas, “ as escolas vêm recebendo orientações como iremos trabalhar este término de ano letivo, mantendo a metodologia das atividades pedagógicas complementares que estão sendo trabalhadas desde início do processo de distanciamento social, com agradecimento especial ao Governo do Estado que manteve o planejamento e deu condições para nossas escolas trabalharem de maneira organizada com segurança nas ações implementadas”.
Suspensão das aulas presenciais
SED comunicou que as aulas presenciais seguirão suspensas até o dia 18 de dezembro, seguindo as orientações do Prosseguir. Assim, o atual ano letivo será concluído de forma não presencial, como é realizado desde março deste ano. Em sete meses de suspensão das atividades presenciais, são 210 dias com aulas remotas.
Neste período, SED lançou novidades em todos os meses: em março teve a ampliação do Protagonista Digital, em abril foi fechada parceria com o Google, em maio iniciaram transmissões das aulas na TV Aberta (Rede MS e internet, depois houve a entrada da TVE), em junho, foi lançada a plataforma Vivescer e a parceria com o Instituto Ayrton Senna e a parceria com a Microsoft, em julho começaram as formações para os professores (WebSED) e, em agosto, ocorreu a formação para os gestores (FormaSED), que seguiu até o final de setembro.
Lançamento das matrículas
SED informa que com o encerramento do nosso Ano Letivo na REE e, como de costume, no mês de novembro, será realizada a abertura do período de matrículas para toda a Rede Estadual de Ensino.
O comunicado oficial será na próxima segunda-feira, 26 de outubro, na próxima live da SED – às 15h – quando será abordado o assunto, com anúncios sobre as datas e orientações sobre os procedimentos para a matrícula de 2021.