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Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual

  • 12 jun 2025
  • Categorias:CAS, Coesp, destaque
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Evento marca o início das ações formativas de 2025 com foco na valorização cultural e na qualificação do atendimento especializado

A SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu, no dia 4 de junho, o primeiro encontro formativo de 2025 voltado a professores da REE (Rede Estadual de Ensino) que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes surdos indígenas e no AEE (Atendimento Educacional Especializado) para estudantes surdos. A ação, organizada pela Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) em parceria com o CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), teve como objetivo fortalecer a formação continuada dos docentes, valorizando as especificidades culturais, linguísticas e pedagógicas desse público.

O encontro foi realizado em dois momentos distintos. No período matutino, o encontro foi destinado aos docentes que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes surdos indígenas. Já no turno vespertino, participaram professores que atendem estudantes surdos no AEE. Ambos os encontros contaram com a presença de profissionais surdos e ouvintes, promovendo um espaço de diálogo, trocas de saberes e construção coletiva do conhecimento.

A gerente pedagógica do CAS, Daniela Silva da Costa, destacou a importância dos momentos formativos contínuos para a qualificação das práticas pedagógicas, afirmando que “é essencial que os professores participem ativamente desses momentos, pois eles buscam fortalecer os conhecimentos, propor estratégias, adequações de materiais e apoiar na identificação do perfil dos estudantes surdos e surdos indígenas, em consonância com as orientações do NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático)”.

Realizado de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, o encontro no período da manhã possibilitou a participação de professores de diversos municípios do estado, ampliando o alcance e a representatividade do debate. A equipe técnica do NAAD conduziu reflexões sobre o atendimento aos estudantes surdos indígenas, com foco na valorização das culturas e etnias presentes no processo de ensino-aprendizagem.

A técnica surda Flávia Martinez Ortiz apresentou o tema “Cultura Surda e Cultura Surda Indígena”, abordando as especificidades da experiência surda em contextos escolares indígenas, reforçando a importância do reconhecimento e valorização da Cultura Surda no estado. Em seguida, a técnica ouvinte Keren da Silva Peralta, também do NAAD, conduziu uma discussão sobre etnias e etnicidades, enfatizando o respeito às formas de sinalização, à identidade e à visão de mundo dos estudantes, conforme seus contextos sociais e culturais.

No período vespertino, o momento foi voltado a professores que atuam no AEE com estudantes surdos com deficiências associadas. Este momento foi realizado de forma presencial nas dependências do CAS, em Campo Grande, e com transmissão remota pela plataforma Google Meet, permitindo a participação de professores de diferentes regiões do estado.

A técnica ouvinte Paola Calças Medeiros de Souza apresentou uma análise dos diferentes perfis de estudantes com múltiplas deficiências. Na sequência, a técnica surda Helen Trefzger Ballock abordou a seleção e adequação de materiais pedagógicos, alinhados às necessidades específicas de cada estudante.

O principal objetivo do encontro foi promover a acessibilidade comunicacional e qualificar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, oferecendo subsídios teóricos e práticos ao trabalho educacional, considerando as línguas de sinais indígenas emergentes, bem como as línguas escritas, respeitando a diversidade étnica e cultural. O encontro também incentivou a troca de experiências entre os docentes, fortalecendo o atendimento educacional especializado às especificidades dos estudantes surdos na REE/MS.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo Coesp




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