Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

III Seminário do CEAME/TEA teve como temática “Interfaces entre a Educação e Saúde”

  • 12 maio 2022
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Educação Especial, Seminário
  • Compartilhar:

Todas as palestras relacionaram as políticas públicas educacionais, voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), promoveu, nos dias 25 e 26 de abril, o III Seminário do CEAME/TEA – Interfaces entre a Educação e Saúde, no auditório da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande.

Palestras relacionaram as políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde.

O evento contou com a presença de professores, especialistas em educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, advogados e autoridades convidadas representantes das associações ligadas a educação especial, famílias de pessoas com autismo e comunidade em geral.

O III Seminário do CEAME/TEA – Interfaces entre Educação e Saúde, teve uma intensa programação com a participação de renomados profissionais das áreas de educação e saúde:

  • Prof.ª Mestre Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, pedagoga, Mestre em Educação pela UFMS e Coordenadora de Políticas para a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
  • Prof.ª Pós Doutora Alexandra Ayach Anache, psicóloga e Pós Doutora em Educação na Universidade de Brasil.
  • Prof.ª Mestre Marina Fregnan, fonoaudióloga e Mestra em Psicologia da Saúde.
  • Prof.ª Carolina Spínola Alves Corrêa, jornalista, pedagoga, fundadora e presidente da Associação nacional PRODTEA
  • Prof. Especialista Marcelo Brito dos Santos, professor, Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual, Gerente Pedagógico do CAP-DV e mestrando em Educação pela UEMS.
  • Prof.ª Mestre Stéfani Quevedo, professora, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestre em Educação pela UFMS.

Equipe do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista 

Todas as palestras relacionaram as políticas públicas educacionais, voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde.

CEAME/TEA

O CEAME/TEA conta com uma equipe de 10 especialistas em educação especial, mestres e mestrandos em educação e tem como princípio “apoiar e subsidiar a formação do estudante com Transtorno do Espectro Autista, priorizando o processo de ensino e aprendizagem na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS)”. Desde sua criação o número de estudante com TEA na REE/MS triplicou, em 2016 eram 174 estudantes e em 2022 são 566 estudantes com TEA matriculados nas escolas estaduais.

A gerente pedagógica do CEAME/TEA, professora e psicóloga Lucinéia Heleno de Almeida, ressalta que o III Seminário – Interfaces entre Educação e Saúde cumpre mais uma vez seu papel de garantir o conhecimento e diálogo entre diferentes áreas e segmentos sociais, “levando informação aos profissionais da educação especial e comunidade em geral sobre a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas, considerando sempre as potencialidades e especificidades de cada estudante com TEA e não somente suas fragilidades”, finaliza.


Últimas Notícias

  • Robótica Educacional fortalece aprendizagem e protagonismo na EE João Carlos Flores
  • Experiências exitosas de unidades da REE foram apresentadas no Fórum da Cultura Oceânica
  • Semana Literária destaca cultura indígena e emociona comunidade escolar em Campo Grande
  • Ação social mobiliza comunidade e oferece serviços gratuitos na EE Presidente Tancredo Neves
  • Arte e Cultura como Ferramentas de Transformação: Encontro Estadual reúne educadores para fortalecer práticas pedagógicas em Mato Grosso do Sul
  • Na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, estudantes unem teoria e tecnologia em aula de Química
  • Saberes ancestrais são trabalhados na EE Cel. José Alves Ribeiro, com projeto “Saberes Originários: Nossa Escola. Nossas Culturas”
  • Dia D de solidariedade: SED realiza entrega simbólica de doações para a campanha “Seu Abraço Aquece”
  • SED convoca agentes de limpeza e merenda inscritos em Processo Seletivo Simplificado
  • CAC realiza capacitações do PDDE nas secretarias de Educação de Bela Vista e Itaporã
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital