Atividade faz parte das ações previstas para reduzir a defasagem na aprendizagem
Na quinta-feira (25), os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, da comunidade remanescente de quilombolas Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, participaram da ‘gincana da morfologia’, atividade lúdica que visou verificar a aprendizagem da Língua Portuguesa.

A ‘gincana da morfologia’ buscou verificar a aprendizagem adquirida nas aulas de Língua Portuguesa, Práticas Linguísticas e Pesquisa e Autoria.
O uso do lúdico para o ensino da Língua Portuguesa é uma das ações previstas para este ano letivo, pois a gestão da EE Zumbi dos Palmares tem apostado em maneiras de reduzir a defasagem na aprendizagem. Desta maneira, o professor de práticas linguísticas Felipe Eduardo Neves propôs a dinâmica da torta na cara que além de divertida, se tratou de um momento de aprendizagem significativa que envolveu todos os alunos do Ensino Fundamental.
Para a estudante do 9º ano e presidente do Grêmio Estudantil Paolla dos Anjos, “a gincana foi muito legal pois além de ter a brincadeira, teve bastante aprendizado porque é ouvindo que aprendemos”, disse. Também do 9º ano, o aluno Rickelmy da Silva fez questão de procurar a coordenação da Escola para parabenizar pela atividade realizada. Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (Integral) e coordenadora do Plano de Recomposição da Aprendizagem Leila Aparecida da Silva, Rickelmy disse ter adorado a dinâmica e a achado divertida, motivo pelo qual agora irá prestar mais atenção nas aulas de Língua Portuguesa.
A respeito da atividade realizada, o diretor Marcos Antônio da Silva Reichel disse que “esse momento foi importante uma vez que se objetiva reduzir o déficit que os estudantes apresentam dentro do ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva lúdica, auxiliando-os de forma prazerosa na construção do conhecimento”.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Zumbi dos Palmares