Foram sanadas dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico, em Live, que contou com participação da presidente do Instituto Ayrton Senna.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (15.06), ás 15h, a quinta Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (facebook), com intuito de atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, bem como de sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico.
Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, foi responsável pela abertura das transmissões, ele falou sobre as medidas que o Governo de MS tem tomado, desde mês de março último, com avanço do COVID-19, entre elas, a que resultou na adoção das aulas remotas para a Rede Estadual de Ensino.
De acordo com secretário Eduardo Riedel, neste mês de junho, o Governo do Estado de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), firma parceria com a Microsoft, que trará grandes avanços para a Rede Estadual de Ensino (REE), pois agrega tecnologias, essenciais para esse momento de Pandemia.

Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, fala das parcerias da REE, em momento de pandemia.
Parcerias
De modo geral, foram criadas contas Microsoft para todos alunos e professores da REE. Essas contas dão acesso ao Microsoft Teams e, o mais importante, acesso ao pacote Office para todos, “esta iniciativa se junta a outra parceria importante, com a Google Inc., responsável pelo serviço conhecido como Google for Education, que está beneficiando os 210 mil estudantes da REE, além dos gestores e professores da rede”, lembra secretário Riedel.
Os estudantes estão na quarta semana de transmissões das aulas da REE, por intermédio do sinal digital da TV Aberta, as aulas já fazem parte da rotina dos estudantes da REE e, também, estão disponíveis, pela internet, na página da SED que disponibiliza o sinal dos dois canais para acompanhamento em tempo real(https://www.sed.ms.gov.br/aulas-na-tv-aberta/), que poderão ser acessadas, também pela rede pública municipal e particular de Ensino de todo MS, em regime de colaboração.
Habilidades socioemocionais
Entre os assuntos abordados, a transmissão desta segunda-feira, de acordo com a Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, estiveram as competências socioemocionais e a parceria da SED com instituto Ayrton Senna na tratativa destas habilidades com a REE.

Secretária Cecilia Motta, explanando sobre parceria da SED e Instituto Ayrton Senna.
“Desde 2017 estamos trabalhando, em regime de colaboração, com os municípios, para elaboração do currículo de referência de MS, através da Base Nacional Comum Curricular, as 10 competências estão recheadas de abordagens socioemocionais, para isso contamos com a parceria e apoio do instituto Ayrton Senna, na construção das diretrizes curriculares”, menciona secretária Cecilia.
Secretária lembrou, ainda, que o Instituto está auxiliando na capacitação dos professores e, de toda comunidade escolar de MS, “principalmente, no tocante às competências, não apenas cognitivas, mas socioemocionais, afinal, trabalhamos com estudantes, seres humanos e o desafio é retirá-lo do isolamento e conviver em sociedade, principalmente neste momento em que vivemos”, menciona Cecilia Motta.
A convidada, da Live desta segunda-feira, foi a psicóloga Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. Na abordagem aos gestores, professores, estudantes e familiares, ela mencionou a transformação que o mundo atravessa e, utilizou do livro: “Armas, germes e aço, os destinos das sociedades humanas”, de Jared Diamond, para tratar do assunto que está afetando, não apenas a educação mundial, mas a economia, saúde e criando novas rotinas em todo planeta.

Presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane, falando sobre habilidades socioemocionais.
“O mundo, nos últimos 150 anos passou por diversas transformações, e os agentes aceleradores são três: guerras (Armas), epidemias (Germes) e tecnologia (Aço), alusão ao título do livro de Diamond, fazendo voo panorâmico, vimos que a pandemia, em junção com a tecnologia são aceleradores da transformação que estamos passando, portanto, devemos preparar nossos estudantes para o que está sendo gestado, enfim este novo cenário mundial”.
Viviane Senna mencionou que esta situação impactante e inesperada, provocou decorrências na saúde, economia, educação, carregando nível de mudança enorme, confinando a todos, alterando e criando novas rotinas e perspectivas, em curto espaço de tempo, “são cenas inimagináveis, em ruas vazias em todas cidades, aeroportos vazios, cenas de ficção”.
A presidente do Instituto Ayrton Senna lembrou que a educação remota, já existia, mas dentro de um padrão diferente do atual, “fomos obrigados a passar do off-line para on-line, da noite para o dia, estamos aprendendo e apanhando muito, como em outros setores, por exemplo, um sinal antecipado que as mudanças estão aceleradas, são na telemedicina, aceleração na digitalização dos negócios, vendas on-line, questão ambiental, entre outros”
“O mundo está mudando rapidamente, hoje temos que, de maneira inteligente, avançar as fronteiras, acompanhar a transformação, ter consciência do imenso buraco da desigualdade, e refletir no modelo de mundo que queremos, as coisas vão continuar mudando, devemos preparar nossas crianças para esse novo e acelerado mundo, para isso, nós educadores temos que ter como capacidade, muita flexibilidade, refazer os planos e se adaptar, sem rigidez e impermeabilidade, que não combina com esse mundo que está vindo, temos que ter abertura ao novo, sair da zona de conforto e arriscar, posicionar de maneira positiva”, enfatiza Senna
A proposta aos gestores e educadores, de acordo com Viviane, não ficará apenas nas competências cognitivas, mas também das habilidades socioemocionais, “enfim, as capacidades humanas que ajudarão nossos gestores no novo cenário mundial, como imaginação, criatividade, disciplina, dedicação, persistências, resiliência e estabilidade emocional, confiança e empatia, para, em forma conjunta, ter atitude de colaboração para despertar habilidades de se relacionar consigo mesmo e com outras pessoas, influenciando e preparando nossos estudantes”, finaliza.