Aulas na TV Aberta

O Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), deu início às transmissões das aulas pelo sinal digital da Televisão Aberta no dia 25 de maio de 2020. A iniciativa visou a ampliação do atendimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) na execução das atividades remotas, adotadas desde o dia 23 de março de 2020 e contou com a parceria do projeto Vamos Aprender (saiba mais abaixo).

O sinal da transmissão foi disponibilizado para os municípios de Campo Grande (canal 11), Paranaíba (07), Cassilândia (07), Aparecida do Taboado (11), Chapadão do Sul (09), Costa Rica (04), Três Lagoas (10), Corumbá (33), Bonito (33), Dourados (38), Ponta Porã (33). Somados, eles possuem quase 110 mil estudantes matriculados na Rede Estadual. Ao todo, mais de 360 mil alunos de todas as redes (pública e privada) serão beneficiados com a veiculação das aulas, que seguirão norteadas pelo Currículo de Mato Grosso do Sul, construído em regime de colaboração desde 2018.

Exibida pela Rede MS de Integração de Rádio e Televisão, grade de programação é iniciada – todos os dias – a partir das 7h da manhã e reprisadas nos períodos da tarde e da noite, às 13h e 19h, respectivamente, com intervalos que contarão com mensagens gravadas pela equipe da SED, voltadas ao apoio nos estudos. O canal com a terminação .2 (11.2, por exemplo) exibirá a programação regular, enquanto o canal com a terminação .3 (11.3, por exemplo) servirá para a veiculação das reprises e programações especiais, como preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A programação da Rede Estadual de Ensino, com aulas e materiais voltados para os estudantes de Mato Grosso do Sul, também está disponível também pelo canal 4.3 da TV Educativa, que pode ser acessada por meio do sinal digital da TV Aberta nos municípios de Campo Grande e Dourados.

Como parte da iniciativa, as aulas também serão disponibilizadas pela internet – em tempo real – através dos links abaixo:

CANAL 1

CANAL 2

Vamos Aprender

Fruto de uma Iniciativa desenvolvida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), as aulas fazem parte do “Vamos Aprender”, projeto que trabalha para mitigar os impactos da pandemia na educação e oferecer aos estudantes das redes públicas de ensino alternativas de aprendizagem não presencial.

As atividades, veiculadas na Tv Aberta e agora também pela internet, contam com a parceria de conteúdo produzido com várias instituições de aprendizagem remota, como Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola.

Trabalho da Rede

Nas próximas semanas, os estudantes de Mato Grosso do Sul também passarão a contar com aulas gravadas por professores da Rede Estadual, produzidas pela equipe da SED. Para isso, a pasta iniciou uma minuciosa seleção de profissionais – cadastrados para o trabalho voluntário – e que passarão a gravar as aulas para complementar os materiais já disponibilizados nos dois canais abertos nesta primeira semana.

Vale salientar que toda a programação, desde entrevistas, comunicados e atividades em geral, estão adaptadas para os estudantes da Educação Especial e contam com a interpretação de profissionais da SED especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.