Chefe de Educação da Unicef Brasil, Ítalo Dutra, convidado da semana, abordou sobre acolhimento, empatia e motivação, com foco neste período de aulas remotas.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (27.07), ás 15h, a décima primeira Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), a transmissão tem como escopo atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, foi responsável pela abertura das transmissões. A abordagem da semana foi sobre reflexões e caminhos possíveis: acolhimento, empatia e motivação, com foco neste período de aulas remotas.
A live desta segunda-feira contou com a participação da coordenadora de Psicologia Educacional da SED, Paola Nogueira Lopes, que explanou sobre reflexão, empatia e diálogo, bem como a saúde mental dos estudantes e professores. Outro participante, professor do Projeto de Vida – Ensino Fundamental, Jessé Fragoso da Cruz, falou sobre a importância do Projeto de Vida dos estudantes da REE e das competências socioemocionais.
Acolhimento, Empatia e Motivação
O convidado da transmissão desta segunda-feira foi o chefe de Educação da Unicef Brasil, Ítalo Dutra, ele coordena iniciativas nacionais para a busca ativa de meninos e meninas fora da escola e enfrentamento à cultura do fracasso escolar.
Ítalo é Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde, também, atuou como professor de Matemática do Colégio de Aplicação e pesquisador no Laboratório de Estudos em Educação a Distância. Foi diretor de Currículos e Educação Integral no Ministério da Educação e, nessa oportunidade, coordenou a discussão nacional da Base Nacional Comum Curricular.
“ Discutir empatia, acolhimento e motivação é de extrema importância, ainda há um abismo de desigualdade na sociedade brasileira, que tem que ser enfrentado, temos que lidar de maneira diferente, exemplo de enfrentamento e superação foi no setor educacional, que respondeu muito rapidamente ao fechamento das escolas, com atitude, competência e superação, as secretarias de educação trabalharam para continuar ofertando aulas remotas às crianças e adolescentes”, enfatiza.
Ítalo Dutra lembrou também que a Unicef tem uma parceria com secretarias estaduais de todo Brasil, “mas projeto AJA-MS da SED foi a principal experiência estadual que nos inspirou na nossa estratégia de enfrentamento na cultura do fracasso escolar”, menciona.
O chefe de Educação da Unicef Brasil menciona que este momento de empatia, acolhimento e motivação é de todos que estão envolvidos no setor educacional, ”é um momento de aprendizagem, temos que aprender juntos, o conhecimento, neste momento de pandemia, tem que chegar a todos, para isso é necessário a mobilização do setor educacional, familiares e toda sociedade, o momento é de manter o vínculo com a escola, com a aprendizagem, esperamos, no retorno as aulas, aprender coisas novas, nossas e dos outros e superar, juntos, com resiliência, esta questão global”, finaliza
WebSED
Na última quarta-feira, dia 22 de julho, A Secretaria de Estado de Educação iniciou os Webinários, que tem como objetivo trazer formações e orientações para os professores e também para os gestores escolares da Rede Estadual de Ensino. A partir deste mês de agosto (próxima semana) sempre às quartas e sextas, às 15h, teremos as transmissões pelo canal da SED no Youtube. A primeira, voltada para os professores de Matemática, segue disponível para acesso no canal da SED.
Audiência Pública
Nesta quarta-feira, 29 de julho, a equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED) vai realizar a Audiência Pública do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio. A transmissão será pelo canal da SED no Youtube, às 15h.