Especialistas da SED responderam dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico, em Live, que será transmitida, toda segunda feira, no canal do Governo de MS.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), após última Live que tratou do retorno das atividades remotas para os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), no dia 18 de maio, realizou, na tarde desta segunda-feira (25.5) uma nova transmissão que atendeu questionamentos da população, enviados via redes sociais, de dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico.

Live da SED será realizada toda segunda-feira para sanar dúvidas técnicas e pedagógicas. (Foto: Juarez Júnior)
Participaram da transmissão, que a princípio, será realizada toda segunda feira pelo canal do facebook do Governo de MS, os superintendentes de Políticas Educacionais (SUPED), Hélio Daher e de Informação e Tecnologia (SITEC), Paulo Cezar Rodrigues, além da professora Adriana Buytendorp, responsável pela Coordenadoria de Educação Especial (COPESP).
Responsável pela abertura da transmissão, Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, falou que a Live desta segunda-feira foi no intuito de atender alguns dos temas mais perguntados na semana passada, como as aulas remotas para os estudantes da Educação Especial, bem como início das aulas em TV aberta e questionamentos sobre o ENEM.
TV Aberta
Os 210 mil estudantes da REE terão mais uma ferramenta de suporte para as aulas remotas, iniciada desde a manhã desta segunda feira (25.5), transmissão de aulas, entrevistas e suporte de recados da SED aos estudantes, via sinal digital de TV aberta, por meio da Rede MS Integração de Rádio e Televisão LTDA (TV Record)

Superintendente Paulo Cezar explanando sobre as aulas da TV Aberta, que iniciaram hoje. (Foto: Juarez Júnior)
Secretária Cecilia Motta relatou que a SED, ASSOMASUL e UNDIME/MS já estão em tratativa para trabalho de regime de cooperação, para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino possam utilizar também das aulas em TV aberta.
De acordo com o Superintendente Hélio Daher, importante lembrar que as aulas televisionadas não irão substitui em nada o que já vem sendo realizado pelos professores da REE, “é apenas um suporte a mais, um reforço para ser explorado. Outro aspecto é direcionado aos pais, quanto as rotinas de estudos dos estudantes, as videoaulas, serão passadas e reprisadas em todos períodos para que contemple o horário dos responsáveis para auxiliar os estudantes”, reforça Daher.
O superintendente de Informação e Tecnologia Paulo Cezar Rodrigues relatou que com o decreto da união, que trata da Multiprogramação para fins educacionais, houve a possibilidade de abertura de canais digitais que poderão contribuir nesse momento de pandemia, “ as aulas me TV aberta são no intuito de atingir também aos estudantes que não tenham conectividade, tentando chegar ao maior número de lares possíveis. Aos estudantes que não têm acesso a TV aberta, poderão assistir as aulas na plataforma da TV Record, bem como no Canal Youtube da SED”, menciona Paulo Cezar.
Educação Especial

Coordenadora Adriana Buytendorp falando sobre aulas para estudantes da educação especial da REE. (Foto: Juarez Júnior)
Responsável pela Coordenadoria de Educação Especial (COPESP), professora Adriana Buytendorp relatou que os estudantes, durante as aulas remotas estão tendo um atendimento diferenciado e adequado “em todas as unidades escolares da REE em MS têm um profissional da área, são 1740 profissionais de Educação Especial, atendendo 3500 estudantes da Rede Estadual de Ensino, garantindo atividades adequadas, seja via conectividade, ou de forma de material impresso”.
Coordenadora de Educação Especial lembrou ainda que as instituições especializadas, como APAE e Pestalozzis, são autônomos, “porém a Coordenadoria de Políticas de Educação Especial, através de seus Centros especializados, estão à disposição para auxiliar e dar respaldo para prover da melhor forma o atendimento de todos estudantes, caso tenham necessidades de adequação é só procurar os centros específicos”, enfatiza Buytendorp.