Entre os assuntos, ocorreu o atendimento aos estudantes da EJA e as iniciativas para formação continuada neste período.
Campo Grande (MS) – A equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (08.06), ás 15h, a quarta Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (facebook), voltada para a apresentação e discussão de temas relacionados ao período de suspensão das atividades presenciais.
Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, responsável pela abertura da quarta transmissão, mencionou que a temática foi referente ao atendimento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as iniciativas para formação remota dos professores da Rede Estadual de Ensino (REE).

Quarta Live tratou sobre Formação dos professores e Educação de Jovens e Adultos
Os dois convidados da nova Live foram: a professora Alessandra Beker, coordenadora de Formação Continuada, e o professor José Flávio Siqueira, coordenador de Correção de Fluxo. Eles participaram da transmissão com apresentações gerais sobre os temas e também estiveram à disposição dos internautas para responder os questionamentos enviados pela página do Governo do Estado no Facebook.
TV Aberta
Entre os assuntos na pauta desta segunda, também esteve a terceira semana de transmissões das aulas da REE, por intermédio do sinal digital da TV Aberta, desde o dia 25 de maio. O superintende de Informações e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, realizou um balanço das primeiras semanas de atividades remotas, as aulas já fazem parte da rotina dos estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) e também estão disponíveis, pela internet, na página da SED que disponibiliza o sinal dos dois canais para acompanhamento em tempo real(https://www.sed.ms.gov.br/aulas-na-tv-aberta/), que poderão ser acessadas, também pela rede pública municipal e particular de Ensino de todo MS, em regime de colaboração.

Superintendente Paulo Cezar Rodrigues realizou balanço das primeiras semanas de atividades na TV Aberta.
O superintendente mencionou, ainda, sobre as novidades para comunidade escolar da REE, “tivemos uma formação, ofertada em parceria com SEBRAE/MS, com temática sobre Educação Empreendedora, com 31 mil profissionais da educação inscritos, em regime de colaboração, ou seja, além de professores da REE, também da rede municipal e da rede privada de ensino, enfocando sobre oficina da ferramenta do Goolgle ClassRoom, ensino virtual e ferramentas utilizadas diariamente pelo professor, como contar história no mundo digital aos estudantes dos anos iniciais, bem como, novas tecnologias educacionais para EaD e ensino remoto vinculante”.
Outra novidade é fruto da parceria com a Google Inc., responsável pelo serviço conhecido como Google for Education, que está beneficiandotodos os 210 mil estudantes da REE. Agora o professor e o gestor, com o aumento de novos estudantes na REE, bem como novos professores, terão autonomia para abrir as contas dos novos alunos e mestres, agilizando, assim o processo.
Competências Socioemocionais

coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Beker, fala sobre formação de Competências Socioemocionais, que abrem inscrições esta semana.
Convidada para quarta Live, a coordenadora de Formação Continuada, Alessandra Beker mencionou que, além das formações já previstas na grade anual da Secretaria de Estado de Educação, na semana que vem inicia uma formação com gratuidade, em parceria com instituto Península, que será disponibilizada, em regime de colaboração, atendendo professores, direção e coordenação pedagógica, da REE, Rede Pública Municipal e Rede Particular de Ensino, com enfoque nas Competências Socioemocionais.
“Estamos passando por momentos incertos e antes do retorno das aulas presenciais, precisamos preparar o educador para acolher o estudante para tratativa no processo de aprendizagem, bem como gerenciar emoções, será uma plataforma simples e específica, onde todo profissional de educação de MS terá fácil acesso, para compartilhar vivências em momento recluso, se preparar para pós pandemia, pensando no fortalecimento das competências socioemocionais, empatia, resiliência, para que supere, da melhor forma possível, o distanciamento social, e saiba como abordar, acolher o estudante com apoio pedagógico e cuide da saúde mental”.
EJA

Professor José Flávio Siqueira, responsável pela Coordenação de Correção de Fluxo da SED, falando sobre estudantes da EJA
Já o professor José Flávio Siqueira, responsável pela Coordenação de Correção de Fluxo da SED, lembrou que desde que se iniciaram as tratativas para como organizar as aulas não presenciais, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram inseridos com participação e contribuição no processo, “sempre pensando nos princípios, fundamentos e modalidades pertencentes ao EJA”.
“Os estudantes da REE inseridos na Educação de Jovens e Adultos estão numa média de 19 a 28 anos, e agora terão uma oportunidade de ter aulas específicas, através da TV Aberta, estamos roteirizando e gravando aulas específicas, onde a equipe pedagógica irá usar a ferramenta e manter os estudantes engajados, focados no processo de ensino aprendizagem, enfim, ter contatos de diversas maneiras para que o estudante não evada e conclua, com êxito, o curso”. Enfatiza
Na semana que vem, durante a quinta Live da SED, através do perfil do facebook do Governo de MS, o assunto a ser abortado, além das dúvidas da Live desta quarta transmissão, será abordagem sobre competências socioemocionais, com a participação da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, importante aliada da SED no tratamento desta abordagem com a comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino.