Campo Grande (MS) – O Projeto da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo “Caminhos da Energia” disputou o prêmio nacional na modalidade Ensino Médio e conquistou o primeiro lugar da etapa Regional e Estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) junto a instituições parceiras que buscam reconhecer e premiar o trabalho de professores das escolas públicas que contribuam para a melhoria do ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula.
Idealizadora do projeto, a professora Luana Barbiero Vieira Fujino reitera a importância da participação não só dos professores e da equipe pedagógica, mas também pela dedicação dos estudantes, que através da aprendizagem pela autoria, ampliaram seus conhecimentos. “Durante dez anos fui professora de uma Universidade onde pude perceber que a maioria dos estudantes ingressam no meio acadêmico sem qualquer preparo. Foi então que tive a ideia de trazer para o ensino médio uma metodologia mais ousada com vistas a preparar esses estudantes para situações de aprendizagem com as quais irão se deparar ao entrar na Universidade”.
Para os diretores Alaôr Fonseca Filho e Carlos Manoel dos Santos, a participação neste evento nacional contribuiu para elevar o nome da escola e mostrar a dedicação dos professores.
Na etapa Regional a professora conquistou prêmios em dinheiro, viagem à Irlanda e equipamentos de informática para Unidade Escolar. Além dessa premiação, foi conquistado também o prêmio de estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação, com uma viagem à Inglaterra em janeiro de 2018. A Cerimônia de entrega das premiações ocorrerá em dezembro de 2017, onde conheceremos o(a) campeão(a) Nacional em São Paulo.
O projeto contou ainda com a participação dos professores Ênio Ribeiro de Oliveira-Geografia, Jéssica Rodrigues Fermino-Física, Leandro Arvelino da Silva-Filosofia, Maria Bruna de Souza-Química, Maricélia Ferreira da Silva-Sociologia/Geografia, Matheus Marques Dias-Química, Viviane Andressa Bonfim Melo-Biologia além da coordenadora pedagógica Márcia Ronise da Fonseca e o progetec Marlon Rafael Krein Silva.
“Todo professor se sente valorizado quando nota que os estudantes realmente conseguem superar os maiores obstáculos em busca do conhecimento, para mim que sou educadora foi uma experiência ímpar ao notar o quanto eles são capazes de aprender a partir de metodologias diferenciadas.” Concluiu a professora.