Campo Grande (08) – A Equipe de Implantação nas Escolas de Ensino Médio Integral – SUPED/SED realiza de 06 a 10 de fevereiro na UEMS, a formação inicial das equipes pedagógicas das doze escolas que oferecerão o Ensino Médio em tempo integral, denominado Escola da Autoria.
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, adotou o modelo já em funcionamento em outros estados da federação e que alcançaram êxito. A proposta trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atenderá de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.
Os fundamentos pedagógicos da proposta são o protagonismo juvenil, a Pedagogia da presença, os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser), bem como a educação interdimensional.
As palestras são ministradas pelos técnicos do Instituto de Corresponsabilidade em Educação-ICE, além da participação de estudantes protagonistas de Pernambuco, estado onde o modelo proposto foi inicialmente implantado e é referência, já que nos últimos dez anos reduziu de forma acentuada os índices de evasão. Atualmente é o líder do ranking nacional, com apenas 3,5% de evasão, contra cerca de 26% no Mato Grosso do Sul.