Em São Paulo, Maria Cecilia participa de encontro do GT de Formação Continuada do Consed

Campo Grande (MS) – O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o movimento Todos Pela Educação promovem nesta sexta-feira (9.6), em São Paulo, o terceiro e último encontro do GT de Formação Continuada de Professores, de onde deve surgir um documento que servirá de referência para todo o Brasil. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Consed no Youtube, direto do Centro de Convenções do Hotel Blue Tree Paulista.

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, diz que o GT de Formação Continuada tem um valor imenso para o Consed e para a Undime. “É um ganho para o País poder reunir representantes de todos os estados numa produção que, ao final, não temos dúvidas, será um documento com muito valor. Certamente, cada estado vai olhar e se enxergar no que estará expresso, pois é fruto de uma produção coletiva”, ressaltou Santa Rosa, que divide a coordenação dos trabalhos com a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta.

“Daqui sairá o resultado do que acreditamos que possa ser uma formação continuada adequada, em que o aluno não se evada, não reprove, mas acima de tudo, que ele aprenda. Essas diretrizes foram na verdade pinceladas em cima da realidade, da prática, e não só das questões teóricas”, destaca Professora Cecilia.

Um dos diferenciais do GT é o apoio da metodologia de trabalho do Instituto Tellus. Germano Guimarães, diretor do Instituto, explica como funciona: “A metodologia que a gente utiliza, do Design Thinking, tem o objetivo de entender de forma profunda, quem são esses professores. Como são essas redes que a gente está atuando. E a partir disso, de forma sistêmica, entender quais são os desafios que as redes tem em relação à formação de professores. Temos um processo de ideação, criação, brainstorm, para saber quais são as possibilidades de ideias e soluções para a implementação da Base”.

Para a coordenadora de projetos do Consed, Emília Marinho, a principal contribuição grupo de trabalho é fortalecer o que tem sido desenvolvido de formação continuada nas secretarias estaduais, compartilhar e aperfeiçoar o conhecimento à luz do que é feito em outros locais. “Não estamos apenas trocando práticas, mas desenhando estratégias melhor definidas para apresentar aos secretários e implementar com as equipes de formação. Essa é a principal contribuição”, explicou.

O GT de Formação Continuada de Professores é realizado pelo Consed, em parceria com o movimento Todos Pela Educação e a Undime.

Fonte: Consed