Participaram da Live, superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues e coordenadora de Psicologia, Paola Nogueira.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (14.09), ás 15h, a décima sexta Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.
Responsável pela abertura das transmissões foi superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, substituindo secretária de Educação, Cecilia Motta, que estava em reunião com Ministro de Educação. Paulo Cezar ressaltou que a abordagem da semana foi quanto a Busca Ativa Escolar: com orientações sobre como pode ser feita a busca ativa, também, como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar e as participações dos pais e familiares nesse processo.
Busca Ativa Escolar
De acordo com superintendente de Informação e Tecnologia, foi criada Comissão Estadual Provisória de Volta as Aulas, “ porém o retorno ainda dependerá de uma análise dos órgãos de saúde, que irão regular para o momento, somente quando for seguro para todos, portanto, estamos nos planejando e a questão da busca ativa é fundamental para manter processo de ensino e aprendizagem, mesmo neste período”, complementa Paulo Cezar.
A live desta segunda-feira contou com a participação da coordenadora de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Paola Nogueira Lopes, ela agradeceu aos professores, coordenadores, diretores, pelo empenho da busca ativa escolar, “já foi iniciado o processo, via formulário, elaborado pela SED, de busca para encontrar, mapear, estudantes em situação de risco ou abandonando a escola… Não vamos deixar voltar as aulas para realizar a busca ativa”.
De acordo com Paola Nogueira, o questionário tem olhar para um todo, “questões tecnológicas, dificuldades pedagógicas, quais componentes pedagógicos que tem dificuldades, questões comportamentais, vulnerabilidades, articulação com a rede, que vai propor, no momento, plano de ação individualizado, que entenderá o contexto vivenciado pelo estudante, levando a compreensão e dar resposta mais adequada da ruptura do processo educativo. É uma ação coletiva, inicia com olhar do professor e, caso esgote as possibilidades da escola, vai articulando com a rede”.
Coordenadora de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação lembrou a importância do papel da família no processo “ os pais e responsáveis devem acompanhar o estudante, estimulando rotina de estudo, organizando tempo para o adolescente”. Ela menciona ainda que, por enquanto, 29 municípios, dos 79 do estado de MS, estão trabalhando com a busca ativa escolar, “ com resultados excelentes, muitos municípios do interior, utilizam da rádio, para comunicado de busca, bem como as redes sociais da instituição”
Superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, lembrou, também, que muitas escolas estão empenhadas com busca ativa, “visando aluno que estava fazendo atividade no primeiro e segundo bimestre e começa a ter desgaste, não podemos deixar que desista, que dê o ano como perdido, devemos manter o ano acontecendo e o vínculo da criança e do adolescente com a escola”, finaliza.
WebSED
Secretaria de Estado de Educação está realizado, todas as quartas-feiras, no canal da SED no Youtube, o Webinário de orientação para os professores de Ensino Fundamental, nesta semana, no dia 16 de setembro (quarta-feira), às 16h, será voltado para os profissionais de Arte.
FormaSED
SED realiza nesta sexta-feira, às 15h, mais uma edição live de formação para os diretores da Rede Estadual. Transmitido no canal da SED no Youtube. Será o quarto encontro (serão cinco, no total) voltado para o diálogo e interação entre os gestores sobre as temáticas que permeiam a Educação em Mato Grosso do Sul.
Guia Literário 2020
Professores, diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino já podem conferir as obras literárias disponíveis para escolha no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático que contém um resumo dos livros aprovados para alunos dos anos finais do ensino fundamental. A escolha das obras deve ser feita entre 16 e 25 de setembro no sistema PDDE Interativo/Simec.