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Laboratório Didático Móvel é tema de prática de Ciências na EE Castro Alves

  • 01 abr 2024
  • Categorias:Dourados
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O trabalho em laboratório tem um impacto positivo nas aulas de ciências, pois contextualizam os conteúdos vistos teoricamente em sala de aula.

Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, participaram da aula de Ciências prática intitulada  “O Papel Transformador do Laboratório Didático Móvel como Metodologia Ativa no Ensino de Ciências”,com utilização dos recursos do laboratório didático móvel, sob orientação da professora Tatiane Melo da Silva Tago.

Os estudantes vivenciaram na prática a teoria aprendida nos livros didáticos, estimulando a interação e a aprendizagem ativa dos mesmos. Foi trabalhado os conceitos básicos de células em sala, para que os estudantes tivessem o conhecimento prévio necessário, sobre o objeto de conhecimento: “Célula como unidade da vida” e como habilidade: “(MS. EF06CI05.s.05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos”,  para então ir para a prática em laboratório.

Aula prática de LDM foi temática na unidade escolar

LDM

Na prática, os estudantes foram conduzidos ao laboratório e puderam presenciar a preparação das lâminas.  Com grande entusiasmo e curiosidade visualizaram as lâminas com as células da bochecha e da epiderme da cebola e da elódea, no microscópio questionando os procedimentos de preparação de lâmina e as observações feitas em microscópio.

“A participação dos estudantes foi memorável, apresentando muito entusiasmo no momento de manuseio do microscópio, uma vez que eles puderam visualizar as células, sua constituição e reconhece-la como unidade estrutural de todo ser vivo comparando-a com as ilustrações que aparecem nos livros didáticos”, menciona professora Tatiane.

O trabalho em laboratório tem um impacto positivo nas aulas de ciências, pois contextualizam os conteúdos vistos teoricamente em sala de aula, pode-se concluir com a atividade, que os conteúdos teóricos não são isolados da prática, ambos se complementam. A construção de conceitos teóricos se consolida de maneira efetiva quando são ministrados de forma concomitante as atividades práticas estimulando o protagonismo dos estudantes.

Observação das células vegetal (elódea) e animal
no Microscópio óptico

Com a pesquisa realizada com os estudantes do 6º ano pode-se aplicar aulas práticas utilizando o laboratório didático móvel com o objetivo de aproximar o conteúdo de ciências a vida cotidiana do estudante e estimular a aprendizagem ativa dos mesmos contribuindo para a compreensão da célula como unidade básica da vida e sua organização. As aulas contaram com o apoio dos estudantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e da professora coordenadora de práticas inovadoras (PCPI) Sirléia Vieira Portilho.

Vida e Evolução

O conteúdo trabalhado está inserido no Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul, identificado na Unidade Temática como “Vida e Evolução”. E se descreve como objeto de conhecimento: “Célula como unidade da vida”. E como habilidade: “(MS.EF06CI05.s.05) explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos”. (CURRÍCULO, 2019).

Após trabalhar os principais conceitos envolvendo células na sala de aula foi proposto a realização de aula prática utilizando equipamentos localizados no laboratório didático móvel, como: microscópio, lâminas, lamínulas e banners da célula animal e vegetal.

As aulas contaram com o apoio dos estudantes do PIBID

Como a escola conta com um espaço de laboratório, os equipamentos e materiais foram retirados do laboratório didático móvel e distribuído nas bancadas para que os estudantes pudessem manusear e visualizar ao microscópio. Fez-se algumas lâminas com esfregaço da bochecha para visualizar a célula animal, folhas da planta aquática elódea para a visualização da célula vegetal.

Para a preparação da lâmina com a célula animal, raspou-se a parte interior da bochecha para que células da mucosa bucal desprendessem da parede da boca. Depositou-se o material coletado sobre uma lâmina e adicionou-se uma gota de azul de metileno. Foi necessário diluir, pois o corante se encontra nos materiais do laboratório móvel em forma de pó, e então cobriu-se, o material coletado com lamínula e tirou-se o excesso de líquido com papel absorvente.

Colocou-se no microscópio para observação da estrutura da célula animal. Para a visualização da folha de elódea retirou-se uma folha jovem de um dos ramos com uma pinça e fizemos uma montagem temporária, em água entre lâmina e lamínula. As folhas, sendo muito finas, não precisam ser cortadas e podem ser examinadas com facilidade ao microscópio.

Após a realização da atividade prática, os alunos realizaram atividades em seus cadernos o qual deveriam registrar os conhecimentos apreendidos durante a atividade em laboratório. Utilizando o quadro de vidro do laboratório da escola, os estudantes deveriam identificar as estruturas celulares em uma ilustração parecida com a observada no microscópio. As atividades utilizadas foram: 1) Identifique as estruturas celulares observadas no microscópio (membrana plasmática, citoplasma e núcleo). 2) Diferencie as estruturas celulares observadas na célula animal e na célula vegetal. Elas são iguais ou diferentes?

“É nítido a euforia e o engajamento dos estudantes na realização das atividades, concretizando todo o conhecimento teórico, com a prática, comparando as imagens livro didático com as células visualizadas na prática com auxílio do microscópio e das lâminas”, finaliza diretora Marcia Regina da Silva Wider.

 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.



 

 

 

 

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