Na manhã desta segunda-feira (25.01) a equipe pedagógica da Secretaria de Estado de Educação participou de uma reunião virtual com membros do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para conhecimento da plataforma, desenvolvida pela instituição, que conta com instrumentos para o processo de Avaliação Formativa de Língua Portuguesa e Matemática.
Entre os representantes da SED que marcaram presença no encontro, das superintendências de Planejamento e Apoio Institucional (Supai) e de Políticas Educacionais (Suped), a coordenadora de Políticas para o Ensino Fundamental, Eleida Arce Adamiski, detalhou o encontro deste início de semana. “A equipe do CAEd apresentou ferramentas disponíveis na plataforma para auxiliar o trabalho do professor, como resultados gerais, resultados por questões e outros. Sempre visando proporcionar alternativas que auxilie o trabalho do professor”, disse a gestora.
A plataforma tem elementos como biblioteca com materiais de inspiração que podem ser adaptados à realidade e consultados conforme demanda do professor. Disponíveis para consulta estão presentes as avaliações, caderno de atividades e resultados de avaliações aplicadas. Com o foco no diagnóstico das ações, as avaliações presentes na plataforma trazem os resultados de acordo com cada item e discussões sobre os erros e acertos.
Entre outros pontos apresentados pela equipe do CAEd também estão os dados voltados para o acompanhamento do aprendizado nas unidades escolares, separadamente. “Também contamos com indicativos de defasagem de aprendizado por escola, turma e também o desenvolvimento individual de cada estudante”, concluiu Eleida.
A plataforma – que será lançada neste ano – foi tema da live da SED #15, realizada em agosto de 2020. Na época, ainda em fase de planejamento e elaboração, ela foi destacada pela secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, como uma importante ferramenta de auxílio para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Rede Estadual de Ensino (REE).
“É uma plataforma gratuita que apresenta os objetivos de aprendizagem essenciais e focais, bem como, os tipos de instrumentos e modelos a serem utilizados pelos professores para realizar a avaliação dos estudantes da REE”, disse Cecilia.