• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Equipe
    • Organograma SED
    • Diário Oficial
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Publicações
    • Ramais da SED
    • Acesso ao E-mail
    • Portal do Servidor
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
  • Painel do Aluno
  • Matrícula Digital
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
    • Plano Estadual
    • Ramais da SED
    • Acesso ao Webmail
  • Carta de Serviços
  • Telefones

SED publica relação de unidades escolares classificadas na Etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 5, 2020 as 07:42 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Com o resultado, classificados seguem para a etapa regional. O resultado final, com a escolha da Escola Referência em Gestão Escolar no Brasil, será divulgado no dia 10 de dezembro.

Campo Grande (MS) – Foram definidas as três unidades escolares que representarão Mato Grosso do Sul na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2020, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). As classificadas na seletiva estadual de MS foram as escolas EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa, EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias e CEEP Hércules Maymone, que seguem para a próxima fase antes da etapa nacional.

Em primeiro lugar, a Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa salientou o trabalho desenvolvido pela equipe durante a suspensão de aulas presenciais, com o foco na promoção das ações didáticas voltadas para o protagonismo e a autoria do estudante. Dessas atividades, o destaque ficou para a produção do podcast “Todas as vidas importam”, a Robótica e os Laboratórios Makers, Educação Ambiental e Sustentabilidade e os Detetives da História de Campo Grande.

Balizadas no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, as atividades ajudaram a equipe escolar a observar a mudança de atitudes e fortalecimento da argumentação dos estudantes, mesmo durante o período de suspensão das atividades presenciais, assim como em toda a Rede Estadual de Ensino (REE), desde março de 2020.

A segunda colocação ficou com a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias. Durante o ano letivo de 2020, a unidade também se destacou na execução de ações estratégicas, visando a promoção da aprendizagem, driblando adversidades em meio à pandemia. Na escola, os gestores adotaram depoimentos de professores, estudantes e responsáveis, além da análise de questionário aplicado às famílias, como forma de avaliação do alcance e também do aproveitamento das atividades.

Por lá, de acordo com o relato da escola, foi constatado que as ações com os melhores resultados foram aquelas que demonstravam “empatia, acolhimento, afetividade, respeito e disponibilidade da equipe pedagógica, alinhado à visão holística da gestão colegiada, primando pelo desenvolvimento integral do discente, fornecendo apoio e subsídios aos profissionais, acrescido à valorização dos diversos aprendizados”.

No terceiro lugar ficou o Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, que se tornou um dos oito CEEP’s da REE neste ano de 2020. “Desde março, embarcamos na difícil viagem pelo Ensino Remoto, diante da Pandemia de COVID-19. O grande desafio do CEEP Hércules Maymone foi de reinventar o olhar frente à multiplicidade de estudantes e modalidades que estão sob nossa responsabilidade”, destacou o relato.

Durante o ano, a equipe de gestão pensou em soluções múltiplas para atingir o máximo de estudantes, através da incorporação de ferramentas online, engajamento nas redes sociais, atendimento presencial e criação de um site para a distribuição de conteúdo para os alunos. “O desafio do engajamento é o que tem nos movido nesse tempo que vai deixar legado”.

Prêmio Gestão Escolar

Agora, classificadas para a Seletiva Regional, as unidades de ensino irão concorrer com escolas de todo o Centro-Oeste para definir qual será a representante da Região na Etapa Nacional. A publicação dos nomes das cinco escolas finalistas será no dia 20 de novembro e o resultado final, com a Cerimônia de Premiação, será divulgado no dia 10 de dezembro.

O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Consed a projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

Saiba mais sobre o Prêmio, no site: https://www.premiogestaoescolar.com.br

Publicado por: Vinícius Espíndola

Últimas Notícias

  • CMAPEE realiza audiência pública para aprovação do Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS
  •   CRE-10 de Paranaíba realiza reunião de fluxo com unidades do programa “Escola da Autoria”
  • Conscientização ambiental é trabalhada em aula prática na EE Augusto Krug Netto
  • Estudantes da EE Fernando Corrêa se destacam em diversas modalidades esportivas
  • SED abre licitação para concorrência de reforma de unidade escolar de Campo Grande
  • III Seminário do CEAME/TEA teve como temática “Interfaces entre a Educação e Saúde”
  • SED divulga resultado preliminar de validação de autodeclarações do concurso para professor da SED
  •   Dia Nacional da Matemática é comemorado com atividades lúdicas na EE Maestro Frederico Liebermann
  • Manoel de Barros é inspiração em aula diferenciada na EE João Leite Barros, extensão Paiolzinho
  • SED divulga resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de Psicólogo e Assistente Social  
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Av. do Poeta Manoel de Barros,

Bloco V – Parque dos Poderes
Cep 79031-350
Campo Grande-MS
Tel: (67) 3318-2200

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.