O projeto tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências Naturais, por meio do incentivo ao trabalho em equipe, ao estudo de excelência
Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/ Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participa nos dias 12 setembro a 09 de outubro da 2ª fase do Torneio Virtual de Química.
O Torneio Virtual de Química (TVQ) é um projeto de extensão universitária desenvolvido integralmente por estuantes de graduação em Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Buffon, do Instituto de Química (IQ).
O projeto tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências Naturais, especialmente a Química, por meio do incentivo ao trabalho em equipe, ao estudo de excelência, ao desenvolvimento das capacidades de raciocínio e de pesquisa bibliográfica dos estudantes, visando ainda um maior estreitamento na relação com seus professores. A 1ª fase ocorreu por meio da resolução de uma lista de 20 questões.
Na 2ª fase são disponibilizadas semanalmente pares de questões discursivas, de modo que os participantes terão um prazo de 07 dias para resolver apenas uma questão dentre as duas liberadas. As equipes poderão enviar apenas uma resposta de cada par de questões liberadas.
O Centro participa da 2ª fase do TVQ com os estudantes Hillary Avlis Chela (Escola Estadual Presidente Vargas – Dourados-MS), Leonardo Paillo Da Silva (Colégio Militar de Campo Grande – Campo Grande-MS) e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa (Colégio Militar de Campo Grande – Campo Grande-MS), ambos pertencem a equipe Cério Amerício – CeAm do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Química, orientados pela Prof. Dr. Ana Paula Floriano Santos e coordenados pela professora Bruna Danúbia Dantas Sanches Duela.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, reitera que “os torneios Científicos são significativos para desenvolver habilidades de Química e suas aplicações, assim como a divulgação científica e estudo de casos potencializam o aprendizado.”