Estudantes superdotados esbanjaram criatividade nos trajes escolhidos
No dia 6 de julho, foi realizada no Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), localizado em Campo Grande, a ‘Festa Ceamnina’, festejo em que os trajes típicos juninos deram lugar ao cosplay, como é chamado o figurino que representa um personagem de sua preferência, e contou com a presença dos profissionais do referido Centro, dos estudantes com altas habilidades e de seus familiares.
Além de comidas típicas desta época do ano, tais como doces, arroz carreteiro, pastel e cachorro-quente, o bazar, o torneio de jogos e videogame, a exposição de obras de arte, a área com brincadeiras lúdicas e apresentações musicais do cantor DOVALLE e Dj TGB são algumas das atrações que movimentaram a festa Ceamnina.
Destaque foi dado para o concurso de cosplay, ocasião em que os estudantes desfilaram com muita alegria e demonstraram quão criativos foram na escolha de suas vestimentas, e para o show de talentos. Participaram como jurados destes dois momentos a Janaina Belato, coordenadora da Educação Especial, Bruno Ribeiro, gerente pedagógico do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação) e Eliane Morais Fraulob, gerente pedagógica do Ceam/AHS.
Também houve a premiação de quem elaborou mais palavras relacionadas à superdotação, em resposta ao desafio ‘o que é superdotação para você?’, que consistia no recorte de um alfabeto disposto no convite da festa e posterior montagem do maior número que palavras possíveis referente ao tema. A ganhadora foi a Ana Carolina Pereira, estudante com altas habilidades que formou 65 palavras.
“A festa Ceamnina é um evento de propósito cultural, que incentiva a participação dos estudantes, dos seus familiares e da equipe de profissionais do Ceam/AHS, em um momento único que fortalece os vínculos familiares e sociais, por meio de um trabalho colaborativo e produtivo”, disse Eliane Morais Fraulob, gerente pedagógica do CEAM/AHS.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Coordenadoria de Educação Especial, SED