No período de suspensão das aulas presenciais, equipe de Psicologia Educacional atende e acompanha estudantes, bem como orienta os pais.
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP/SUPED/SED), desenvolve o trabalho de atendimento aos estudantes superdotados e famílias no acompanhamento, assessoramento, orientação, apoio, e escuta especializada.
No período de suspensão das aulas presenciais, o CEAM/AHS tem disponibilizado uma equipe de Psicologia Educacional para atendimento e acompanhamento dos estudantes, bem como orientação ao pais. Para isso, essa equipe se utiliza de plataformas online na escuta especializada não presencial dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação visando prestar informação, orientação e suporte.
Esse acompanhamento junto aos estudantes identificados com Altas Habilidades/ Superdotação é de grande valia visto que esse público apresenta por vezes grande sensibilidade no que concerne ao acúmulo de informações e emoções, que demandam maior energia no processamento e absorção das mesmas, por consequência, sentem com mais intensidade as questões relacionadas ao isolamento social, que os leva a acentuação de sentimentos que podem interferir em seu processo de aprendizagem e na relação com o mundo.
Com relação à orientação para as famílias, a Gerente Pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Santos, destaca que esse atendimento contribui sobremaneira já que a família é uma estrutura essencial no desenvolvimento das habilidades e potencialidades de seus filhos e os pais, geralmente, têm poucas informações acerca de suas necessidades, como consequência, sentem-se confusos a respeito de como proceder ou lidar com os filhos superdotados neste momento de pandemia e isolamento social. Com isso, o atendimento contribui para que a família compreenda melhor do comportamento do filho superdotado, estimulando suas potencialidades promovendo o incremento das relações interpessoais nos contextos familiar e social.
Os atendimentos são agendados via telefone no período de funcionamento do Centro, esse atendimento tem caráter psicoeducacional e caso sejam necessárias intervenção e orientação clínica/terapêutica, esses pais e estudantes são orientados e encaminhados às redes de atendimento e apoio psicológico.