SAEMS – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul

O que é o SAEMS?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS) é uma avaliação externa em larga escala realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Seu objetivo é diagnosticar a aprendizagem dos estudantes, gerando informações que apoiam o planejamento pedagógico, a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas para melhorar a qualidade da educação.

Quais são os anos escolares, redes de ensino, tipologia de aplicação e componentes curriculares são avaliados no SAEMS?

SAEMS – Tipologia

Etapa AvaliadaTestesTipo de pesquisa
2° ano EFLíngua Portuguesa – Leitura e Escrita.
(Por adesão das Redes Municipais de Ensino)
Cobertura censitária das escolas públicas
5° ano EFLíngua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática/Questionários Contextuais*
(Por adesão das Redes Municipais de Ensino)
Cobertura censitária das escolas públicas
9° ano EFLíngua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática/Questionários Contextuais*Cobertura censitária das escolas da Rede Estadual de Ensino
1º, 2º e 3º anos EMLíngua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática/Questionários Contextuais*Cobertura censitária das escolas da Rede Estadual de Ensino

*Os questionários contextuais para estudantes, professores e diretores coletam informações sobre clima escolar, práticas pedagógicas, infraestrutura e aspectos socioeconômicos.

Qual o critério para que as escolas que ofertam os anos avaliados sejam incluídas na participação do SAEMS?

As escolas precisam ter, no mínimo, 10 estudantes matriculados na etapa avaliada para compor o público-referência.

Qual foi a principal novidade na edição de 2025?

A aplicação dos questionários contextuais para os estudantes e professores do 5º ano Ensino Fundamental.

O SAEMS é obrigatório para todos os municípios?

Não. A participação das redes municipais depende da adesão formal por meio de Termo de Adesão assinado pelo prefeito no sistema Papel Zero. Sem essa adesão, os estudantes do município não participam da avaliação.

Qual o cronograma do SAEMS 2025?

O SAEMS 2025 será aplicado no período de 10 a 25 de novembro de 2025.

Como estão estruturadas as Matrizes do SAEMS?

As matrizes de referência do SAEMS foram atualizadas de forma que pudessem estar alinhadas à BNCC. Segue abaixo a estrutura das Matrizes SAEMS:

SAEMS – Matrizes

Etapa AvaliadaMatrizes de Referência
2° ano EFMatriz de Referência do SAEMS – Alinhada à Matriz do SAEB
(última versão publicada no site da SED/MS)
5° ano EFMatriz de Referência do SAEMS – Alinhada à Matriz do SAEB
(última versão publicada no site da SED/MS)
9° ano EFMatriz de Referência do SAEMS – Alinhada à Matriz do SAEB
(última versão publicada no site da SED/MS)
1º, 2º e 3º anos EMMatriz de Referência do SAEMS – Alinhada à Matriz do SAEB
(última versão publicada no site da SED/MS)

Qual o critério para a publicação de resultados do SAEMS?

Apresentar resultado de, no mínimo, 80% de participação dos anos/etapas avaliados na escola.

Quando são publicados os resultados do SAEMS?

Conforme a previsto na Instrução N. 1 CGEPLAVE/SED/MS/2025, o cronograma de divulgação dos resultados estará dividido em duas etapas: resultados preliminares e resultados oficiais. Segue cronograma de divulgação dos resultados do SAEMS:

SAEMS – Cronograma de resultados

DataAção
2ª quinzena de fevereiro/2026Liberação do acesso e publicação dos resultados preliminares do SAEMS na plataforma online de interposição de recursos, à SED/MS, Comissão e escolas.
2ª quinzena de fevereiro/2026Período de Interposição de recursos na plataforma online.
1ª quinzena de março/2026Análise de recursos interpostos pela Comissão de Interposição de Recursos e empresa contratada.
2ª quinzena de março/2026Divulgação da análise dos recursos interpostos na plataforma online de interposição de recursos para as escolas.
2ª quinzena de março/2026Divulgação dos resultados oficiais do SAEMS 2025 às secretarias estadual e municipais de educação e coordenadorias regionais de educação.

Quais indicadores educacionais são produzidos a partir dos resultados do SAEMS?

O SAEMS gera informações como:

  • Proficiência em Língua Portuguesa, Matemática e Produção de Texto por escola, município, CRE e estado;
  • Percentual de acertos por habilidade;
  • Distribuição de estudantes por níveis de desempenho;
  • IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de MS), a partir dos resultados do 2º ano do EF;
  • IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de MS), consolidado por município, a partir dos resultados do 2º ano do EF.

Como os resultados podem ser usados pelas escolas e redes de ensino?
Eles servem para:

  • Diagnosticar pontos fortes e fragilidades no ensino;
  • Planejar formações de professores e gestores;
  • Apoiar a elaboração de planos de intervenção pedagógica;
  • Acompanhar a evolução das aprendizagens ao longo do tempo.

Mais do que números, os resultados do SAEMS devem ser entendidos como ferramentas de reflexão e ação para garantir equidade e qualidade na educação.


Clique abaixo e tenha acesso às Legislações vigentes:

Decreto nº 15.848, de 29 de dezembro de 2021

Resoluçã0 SED nº 4.032, de 11 de maio de 2022

Instrução Normativa SUPED/SED nº 1, de 20 de setembro de 2024

Matrizes de Referência

Matrizes de Referência – 2022

Matrizes de Referência – 2023

Matrizes de Referência – 2024