NÚCLEO DE ARTE E CULTURA

Introdução

O Programa: Arte e Cultura na Escola é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social.

Objetivos

Contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais.

Objetivos Específicos

I – Promover o desenvolvimento integral do educando, como condição necessária para a construção da educação e cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio da prática de atividades artístico-culturais.

II – Envolver os estudantes em vivências que desenvolvam suas capacidades de ação reflexiva, crítica e transformadora, e competências vinculadas aos aspectos: conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes).

III – Demonstrar e promover atividades culturais de caráter formativo e educacional sobre as diversas linguagens artísticas (música, artes visuais, dança e teatro), para o pleno desenvolvimento humano, e valorizar os elementos culturais locais, regionais e nacionais.

IV – Oferecer atividades artísticas com a finalidade de promover e estimular a criatividade, produção artística, conhecimentos e práticas educativas no contexto cultural a fim de diminuir os índices de evasão e repetência escolar.

V – Contribuir para a compreensão da arte como campo de conhecimentos, bem como forma de expressão e comunicação, estimular a percepção e a manifestação da diversidade cultural como direito de todos.


PROGRAMA: ARTE E CULTURA NA ESCOLA

DOCUMENTOS A SEREM ENCAMINHADOS AO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA – NUAC/SED – 2019

Resolução – N. 3.398 de 12.01.2018

 Resolução – N. 3.401 de 23.01.2018

 RESOLUÇÃO SED N. 3.558 DE 23 DE JANEIRO DE 2019

 NORMATIVA – PROGRAMA ARTE E CULTURA NA ESCOLA – 2019

Para solicitar os projetos oferecidos pelo Programa: Arte e Cultura na Escola, a escola deverá encaminhar via MALOTE de 24/01/2019 até o dia 12/02/2019 o Formulário de proposta devidamente preenchido, seja ele o Formulário de Continuidade de Projeto para as escolas que desejam continuar com o programa, ou Formulário de Novo Projeto para as escolas interessadas em implantar o programa em 2019.

  • Formulário de Continuidade de Projeto
  • Formulário Novo Projeto

Serão divulgadas no site www.sed.ms.gov.br as propostas deferidas pela Comissão Técnica até o dia 07/03/2019, e as aulas poderão ter início a partir da data da divulgação.

Mediante seleção para o Programa: Arte e Cultura na Escola, o professor será convocado, semestralmente. As propostas deferidas do Programa: Arte e Cultura na Escola serão autorizadas mediante instrução de processo encaminhado, diretamente da escola, VIA MALOTE, para o NUAC/SED, conforme orientações e contendo os documentos previstos na Resolução/SED N. 3.400, de 22 de janeiro de 2018.

Após contratação, o professor juntamente com a direção escolar se responsabilizará em encaminhar os documentos necessários conforme cronograma abaixo via e-mail:

Início de cada SEMESTRE (22/03 e 16/07) os seguintes documentos:

  • Planejamento Semestral
  • Relação nominal dos alunos participantes atualizada (preencher todos os campos)
  • Formulário de horário atualizado (enviar ao NUAC e a sua Regional)
  • Termo de Compromisso (Somente no início do ano)
  • Ficha de Cadastro de Professor (Somente no início do ano)

Final de cada BIMESTRE (25/04 – 28/06 – 28/09 – 13/12) os seguintes documentos:

  • Frequência dos alunos
  • Folha ponto do professor
  • Relatório com avaliação dos trabalhos desenvolvidos, os objetivos alcançados e relação dos eventos em que a escola participou e/ou realizou
  • Registros, tais como: fotográficos, filmográficos, impressos (portfólio)

NÃO ENCAMINHAR VIA MALOTE

 Enviar por e-mail arteecultura.sedms@gmail.com em formato PDF e em um ÚNICO arquivo com o nome do professor, os originais deverão ser arquivados juntamente com a autorização dos pais na pasta do professor do projeto na escola.

Todos os formulários se encontram na pagina da Secretaria de Estado de Educação – SED

 FORMULÁRIO CONTINUIDADE DO PROJETO – 2019

 FORMULÁRIO – NOVO PROJETO – 2019

 PLANEJAMENTO SEMESTRAL – 2019

 RELAÇÃO NOMINAL DOS ALUNOS PARTICIPANTES – 2019 (preencher todos os campos)

 FORMULÁRIO DE HORÁRIO – 2019 (enviar ao NUAC e a sua Regional)

 TERMO DE COMPROMISSO 2019

 FICHA DE CADASTRO DO SERVIDOR – 2019

Final de cada BIMESTRE (25/04 – 28/06 – 28/09 – 13/12) os seguintes documentos:

 FOLHA DE FREQUÊNCIA – ALUNOS 2019

 FOLHA DE PONTO – PROFESSOR – 2019

 ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIO DO RELATÓRIO BIMESTRAL – 2019 (objetivos alcançados e relação dos eventos em que a escola participou e/ou realizou)

 MODELO DE AUTORIZAÇÃO – 2019

 DOCUMENTOS A SEREM ENCAMINHADOS AO NUAC 2019  (confira se está tudo certo)

Elaboração de Portfólio com: Registros fotográficos, filmográficos e impressos em geral

  • Não enviar via malote.

 Enviar por e-mail arteecultura.sedms@gmail.com em formato PDF e em um ÚNICO arquivo com o nome do professor, os originais deverão ser arquivados juntamente com a autorização dos pais na pasta do professor do projeto na escola.

 

  • Relação das Escolas Estaduais contempladas com os projetos do Programa: Arte e Cultura na Escola 2019

  ESCOLAS CONTEMPLADAS PROGRAMA ARTE E CULTURA NA ESCOLA 2019

Veja a Relação das escolas estaduais contempladas com os projetos do Programa: Arte e Cultura na Escola 2019. Informações detalhadas referentes à modalidade selecionada, professor e carga horária, serão encaminhadas via e-mail para a escola.

Após o recebimento, instruir processo conforme orientações da Resolução/SED nº 3.400 publicada no Diário Oficial nº 9.579 de 22 de janeiro de 2018.

A equipe do Núcleo de Arte e Cultura – NUAC, coloca-se à disposição, para demais esclarecimentos, através do telefone (67) 3323-7205.