NÚCLEO DE ARTE E CULTURA

Introdução

O Programa: Arte e Cultura na Escola é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social.

Objetivos

Contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais.

Objetivos Específicos

I – Promover o desenvolvimento integral do educando, como condição necessária para a construção da educação e cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio da prática de atividades artístico-culturais.

II – Envolver os estudantes em vivências que desenvolvam suas capacidades de ação reflexiva, crítica e transformadora, e competências vinculadas aos aspectos: conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes).

III – Demonstrar e promover atividades culturais de caráter formativo e educacional sobre as diversas linguagens artísticas (música, artes visuais, dança e teatro), para o pleno desenvolvimento humano, e valorizar os elementos culturais locais, regionais e nacionais.

IV – Oferecer atividades artísticas com a finalidade de promover e estimular a criatividade, produção artística, conhecimentos e práticas educativas no contexto cultural a fim de diminuir os índices de evasão e repetência escolar.

V – Contribuir para a compreensão da arte como campo de conhecimentos, bem como forma de expressão e comunicação, estimular a percepção e a manifestação da diversidade cultural como direito de todos.

PROGRAMA: ARTE E CULTURA NA ESCOLA
DOCUMENTOS A SEREM ENCAMINHADOS AO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA – NUAC/SED – 2018

Resolução – N. 3.398 de 12.01.2018

Resolução – N. 3.401 de 23.01.2018

Normativa – Programa Arte e Cultura na Escola 2018

Para solicitar os projetos oferecidos pelo Programa: Arte e Cultura na Escola, a escola deverá encaminhar via MALOTE até o dia 21/2/2018 o Formulário de proposta devidamente preenchido, seja ele o Formulário de Continuidade de Projeto para as escolas que desejam continuar com o programa, ou Formulário de Novo Projeto para as escolas interessadas em implantar o programa em 2018.

Formulário – Continuidade do Projeto

Formulário – Novo Projeto

Serão divulgadas no site www.sed.ms.gov.br as propostas deferidas pela Comissão Técnica até o dia 5/3/2018.

Mediante seleção para o Programa: Arte e Cultura na Escola, o professor será convocado, semestralmente. As propostas deferidas do Programa: Arte e Cultura na Escola serão autorizadas mediante instrução de processo encaminhado, diretamente da escola, VIA MALOTE, para o NUAC/SED, conforme orientações e contendo os documentos previstos na Resolução/SED N. 3.400, de 22 de janeiro de 2018.

Após contratação o professor juntamente com a direção escolar se responsabilizará em encaminhar os documentos necessários conforme cronograma abaixo via e-mail:

Início de cada SEMESTRE (20/03 e 10/08) os seguintes documentos:

Planejamento Semestral

Relação Nominal de Alunos Participantes (preencher todos os campos)

Formulário de Horário Atualizado (enviar ao NUAC e a sua Regional)

Termo de Compromisso

Ficha de Cadastro do Professor

Final de cada BIMESTRE (10/05 – 13/07 – 01/08 – 13/12) os seguintes documentos:

Folha de Frequência dos Alunos

Folha de Ponto do Professor

Orientações e Formulário do Relatório Bimestral (objetivos alcançados e relação dos eventos em que a escola participou e/ou realizou)

Elaboração de Portfólio com: Registros fotográficos, filmográficos e impressos em geral

• Não enviar via malote.

Enviar por e-mail arteecultura@gmail.com em formato PDF e em um ÚNICO arquivo com o nome do professor, os originais deverão ser arquivados juntamente com a autorização dos pais na pasta do professor do projeto na escola.

• Relação das Escolas Estaduais contempladas com os projetos do Programa: Arte e Cultura na Escola 2018

Divulgação Projetos Deferidos NUAC 2018

Veja a Relação das Escolas Estaduais contempladas com os projetos do Programa: Arte e Cultura na Escola 2018, informações detalhadas referente à modalidade selecionada, professor e carga horária, serão encaminhadas via e-mail  para a escola.