Aulas Presenciais 2021

 

A partir do dia 02 de agosto de 2021, as 347 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino voltam a receber os estudantes de forma presencial – com alternância – após o período de suspensão das atividades nas escolas, iniciado no dia 17 de março de 2020, em função da pandemia causada pela Covid-19.

A decisão vai impactar na rotina de mais de 200 mil alunos que deixarão de realizar as atividades remotas e passarão para as aulas no formato híbrido.

Para esse retorno às atividades presenciais, de forma alternada, as unidades escolares deverão seguir os percentuais de ocupação das salas observando o contexto em cada município para, então, definir o escalonamento das turmas a cada semana. Sendo assim, o Governo do Estado – por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED) – adotou como base os indicadores (“bandeiras”) do Programa de Saúde e Segurança na Economia, conhecido por Prosseguir, que apontam o grau de risco observado em cada cidade do Estado. Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.

Cálculo

Considerando uma sala com 30 estudantes, média essa levando em conta todas as salas da Rede Estadual de Ensino de MS, temos as seguintes ocupações de sala para cada contexto observado abaixo, de acordo com os graus de risco apontados:

É importante considerar que o cálculo acima é válido para salas com 30 estudantes. Para salas com quantitativos distintos, um cálculo proporcional deverá ser realizado com base no total de estudantes que estariam em sala normalmente.

Se o contexto observado no município for classificado como “grau baixo”, as atividades deixam de ocorrer com alternância e passam a ser realizadas de forma presencial por completo, com 100% dos estudantes presentes simultaneamente, sem a necessidade do escalonamento das turmas.

Clique aqui e acesse a página – atualizada a cada 15 dias – com o mapa do Prosseguir.

Protocolo de Volta às Aulas

Lançado em novembro de 2020, o Protocolo de Volta às Aulas foi elaborado pelo Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (Caepe-MS) e se tornou o principal norteador para a retomada das atividades presenciais.

Clique na imagem e acesse o Protocolo de Volta às Aulas.

Com o documento, foi definido um protocolo de biossegurança com aferição de temperatura, medidas de higienização constante, colocação de dispensers com álcool em gel, cartazes informativos, horários diferenciados para entrada e saída dos alunos, turmas divididas respeitando distância mínima de 1,5 metro por estudante e uso de bebedouros apenas para encher garrafas, entre outras orientações.

Fruto da união de 21 entidades que fazem parte do Caepe, tais como representantes do poder público, órgãos de controle e representações sindicais, o Protocolo de Volta às Aulas é composto por quatro eixos centrais, são eles:

  • Eixo Biossegurança;
  • Eixo Socioemocional;
  • Eixo Cognitivo;
  • Eixo Normativo;

Acesse o Protocolo de Volta às Aulas de Mato Grosso do Sul e saiba mais sobre as orientações pensadas para este período de retorno das atividades presenciais. Clique aqui e conheça.

 

 

CLIQUE E ACESSE O MAPA ATUALIZADO

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.