EE Carmelita Canale Rebuá  realiza Projeto “Arte Muralista : Harmonizando o ambiente escolar com a fauna, com a flora e com a cultura da nossa terra”.

Harmonizando o ambiente escolar com a fauna, com a flora e com a cultura da nossa terra.

Campo Grande (MS) – O projeto “Arte Muralista: Harmonizando o ambiente escolar com a fauna, com a flora e com a cultura da nossa terra” surgiu com intuito de trazer mais vida e cor para o município de Miranda, mais em específico, para o ambiente da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá,

De acordo com a diretora Izamara Nunes Albuquerque, foi um sonho que foi fortalecido, a partir do contato com o estimado artista campo-grandense Apres Gomes Neto Apres Gomes, que já havia desenvolvido essa arte junto a outros artistas campo-grandenses e aquidauanenses em uma escola na capital do nosso estado. Apres foi mediador do diálogo junto aos demais artistas e coordenou todas as ações com muita maestria, resiliência e talento.

Artistas

Os artistas que trouxeram valores que vão muito além de seu talento e experiência.

Nos dias 30 de agosto a 03 de setembro que a ação aconteceu com a ilustre participação de 7 artistas campo-grandenses como Pedro Guilherme Pedro Guilherme Garcia Góes, Apres Gomes Neto, Antonio Lima António Lima Artes, Maurício Saraiva Mauricio Saraiva, Ruan Quevedo Ruan Pina Quevedo, Ana Luíza Martins e sua filha Maíra Espíndola, e uma aquidauanense, Sonia Costa Correa, Sonia Costa Correa equipe de artistas que trouxeram valores que vão muito além de seu talento e experiência, aqui deixaram um legado de simplicidade, carinho, respeito, amor e respeito à nossa cultura, à nossa fauna, à nossa flora e ao nosso povo.

Eles estiveram instruindo e norteando todas as pinceladas junto aos estudantes que protagonizaram o evento do início ao fim, desde a abertura abrilhantando com canções regionais, encaminhando os artistas aos espaços locais destinados a receber esta arte e principalmente por deixarem suas marcas por meio de desenhos e pinceladas em cada obra aflorada em nosso espaço, com temas tão significativos e representativos do nosso local.

Toque de carinho

Ação aconteceu com a ilustre participação de sete artistas campo-grandenses e e uma aquidauanense.

A comunidade escolar ficou vislumbrada com o toque cheio de carinho, amor e talento deixado por cada artista em nosso meio. Foram dias fantásticos, envolventes e oportunos para um crescimento integral àqueles que puderam vivenciar tamanha beleza, ousadia e alcançar grandes voos de uma maneira surreal nesse momento tão rico, dinâmico, alegre e oportuno.

Houve uma mobilização surpreendente com o envolvimento de toda a comunidade escolar: alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pais, funcionários, professores, coordenadores, gestores, APM e Colegiado Escolar, amigos da escola da sociedade em geral.

Ressalta-se que a equipe escolar abraçou a ideia e se dedicou continuamente para que toda a dinâmica acontecesse com eficiência e sucesso, como de fato aconteceu nos mínimos detalhes, respeitando o calendário e horário escolar, o protocolo de biossegurança, disponibilizando nutritivos e deliciosos lanches, um ambiente limpo e agradável e bem coordenado e assessorado pela equipe tão engajada e dinâmica de professores, coordenadores e gestores.

Por outro lado, contaram com a parceria da sociedade mirandense e a prefeitura municipal de Miranda que esteve contribuindo e cooperando de diversas formas para que o projeto pudesse ter sido concretizado, contribuindo com os custos do Projeto.

Artista egressa

A ex-aluna e grande artista local Sherry Maia Sherry Maia teve participação efetiva em todos os dias, a qual além de vivenciar o momento esteve também dialogando em todo o tempo com os alunos no sentido de abrirem seus olhares para sentirem toda a transformação que ali acontecia, pois além de artista é uma grande arteterapeuta muito sensível ao movimento artístico histórico que aconteceu em nosso município.

Mobilização com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

É notável a abertura e a ampliação do olhar dos nossos jovens alunos protagonistas, os quais amaram o momento e o excelente resultado da produção e que tiveram o privilégio de “Aprenderem a conhecer, Aprenderem a Fazer, Aprenderem a Conviver e Aprenderem a Ser” de uma maneira tão dinâmica, surpreendente e atuante, ampliando a sua formação pessoal, emocional, sociocultural e profissional.

Voltar às aulas de maneira presencial após 1 ano e meio de pandemia e ter uma vivência tão nobre, cheia de vida e cor transformou totalmente a vida de cada um que aqui compõe a equipe escolar e o ambiente da Escola da Autoria Carmelita Canale Rebuá, a primeira escola a oferecer Ensino em tempo Integral em nossa cidade.

A equipe da Escola Carmelita está com o coração irradiante e transbordando de alegria e gratidão, primeiramente, à Deus por ter presenteado e cuidado de cada detalhe do projeto, e também por ter contado com o apoio de grupos e pessoas tão importantes que sonharam junto com a escola por acreditarem em uma educação melhor e de qualidade, que nos envolveram com a sua força, carinho e que lançaram a sua semente para que este projeto pudesse ter sido efetivado com sucesso como, governo municipal de Miranda, através do prefeito Fábio Florença, secretário municipal de educação Ney Pinheiro, coordenadora Regional de Educação Gleyde Godoy, coordenador adjunto Josué Cabral e a professora madrinha da Escola, Cândida Cunha.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Galeria de imagens: