Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), iniciou nesta quarta-feira (21), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública, para diretores e diretores-adjuntos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
O curso tem como objetivo de apoiar e fortalecer a gestão democrática, com foco na aprendizagem dos estudantes, para promover um ensino de qualidade e a valorização da educação pública. “Espero que os diretores aproveitem ao máximo, hoje e amanhã, para se apropriarem daquilo que falta, para discutirem e questionarem. Que seja um momento de bastante questionamento e estudo”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Este é o primeiro encontro presencial do curso, que terá seis meses de duração e cinco módulos, com 214 horas, sendo 190 horas a distância e 24 horas presenciais. “Ao fim do curso, os diretores e diretores-adjuntos deverão apresentar um Plano de Gestão para a escola, incluindo ações estratégicas para solucionar os problemas prioritários identificados por eles. Terão que conhecer, dentro da escola, quais Políticas Públicas Educacionais estão presentes e como podem ser utilizadas em ações de melhoria”, afirmou a coordenadora pedagógica do CAEd, Sheila Rigante Romero.
A programação do primeiro dia do evento começou com palestra do cientista político Humberto Dantas, que tratou sobre o papel do jovem como protagonista na escola. “A ideia é discutir um pouco o papel do protagonismo do jovem na sociedade hoje e a diferença em termos de valores, sobretudo na atuação política. Não falo de atuação política partidária ou eleitoral, mas sob a ideia de construção da realidade. O jovem é guiado por valores muito distintos daqueles que nós estamos acostumados a viver e isso precisa ser percebido por nós. Todos nós lidamos com os jovens, mas de que maneira conseguimos ‘ler’ a atitude desses jovens?”, questionou o palestrante.
A formação, com dois dias de duração, prevê ainda palestra de Wagner Silveira Rezende, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador de análises e publicações do CAEd; e oficinas sobre Políticas Públicas e Legislação Educacional, Avaliação e Indicadores Educacionais, Currículo, Gestão e Liderança, entre outros. Nesta quinta-feira (22), o curso acontecerá na Unigran Capital.
A solenidade de abertura contou com a apresentação dos estudantes das escolas estaduais Aracy Eudociak e Blanche dos Santos Pereira, participantes do “Violão na Escola”, projeto desenvolvido pela SED, sob regência do professor Braz dos Santos; e foi acompanhada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisoli; e pelo presidente da ACP, Lucilio de Souza Nobre.
Sobre Humberto Dantas
Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Ciências Sociais (USP). É professor e pesquisador do Insper. Coordena o curso de pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP e é docente em dez programas de pós-graduação.
Humberto Dantas coordena e é professor de ações de educação política em diversas instituições, com mais de 350 turmas formadas e diversas iniciativas, com destaque para o trabalho com jovens na periferia de São Paulo, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.
É comentarista político da Rede Vida de Televisão e apresentador, além de autor de livros e de diversos artigos científicos que enfatizam questões como a democracia, a educação política, a composição do Legislativo, o marketing político, as coligações e as regras eleitorais brasileiras.