Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com entidades da sociedade civil, realizou durante o mês de maio a campanha “Maio Amarelo 2015”, com objetivo de mobilizar e conscientizar as pessoas para redução de acidentes e para um trânsito mais seguro em qualquer situação, ressaltando que a paz do trânsito depende de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. As escolas da Rede Estadual de Ensino aderiram ao projeto, se vestiram da cor símbolo da campanha e realizaram diversos trabalhos sobre o tema. Confira:
A Escola Estadual Padre Constantino do Monte, de Maracaju, promoveu para os estudantes palestra com depoimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. Entre os depoimentos, o mais emocionado foi o de dona Verônica Joner, mãe de Evandro, ex-aluno da escola, morto em um acidente de moto.
A Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, contou com o apoio dos agentes de fiscalização e educação da Agência de Trânsito do Município para uma mobilização que incluiu palestras e blitz de orientação aos motoristas, com distribuição de fitas amarelas e folhetos informativos.
Em Culturama, distrito de Fátima do Sul, a Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva organizou uma passeata envolvendo estudantes e toda a equipe da escola, além de promover atividades voltadas à conscientização como produção de cartazes, debates, faixas e panfletos para orientar motoristas e pedestres, com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito.
Estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Eduardo Batista Amorim, de Ribas do Rio Pardo, munidos de uma faixa que pedia paz no trânsito, participaram de uma blitz educativa, com entrega de panfletos e fitas amarelas e orientação aos motoristas, especialmente quanto ao uso do cinto de segurança.
A Escola Estadual Vespasiano Martins, da Vila Glória, Campo Grande, reuniu os estudantes para a produção de cartazes e exibição de vídeo e peça de teatro para a reflexão sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
A Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva, de Nova Andradina, aderiu ao Maio Amarelo pensando em uma única proposta: chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Para conscientizar os estudantes, a escola promoveu palestra com o Corpo de Bombeiros.
A Escola Estadual Ana Maria de Souza, de Selvíria, promoveu caminhada e blitz de conscientização aos motoristas, com entregas de panfletos.
A ideia da Escola Estadual Antonio Fernandes, de Naviraí, ao aderir ao Maio Amarelo, era transformar a sociedade em um povo mais fraterno e educado no trânsito. Os estudantes participaram de blitz educativa, palestra e outras atividades relacionadas ao tema.
Os estudantes do Programa Jovem Condutor, da Escola Estadual Abadia Faustino Inácio, de Camapuã, participaram de uma blitz educativa para distribuir panfletos e fitas amarelas, alertando para a importância de um trânsito seguro. Eles conversaram com os motoristas sobre o uso do cinto de segurança e o fechamento das viseiras de capacetes.
A Escola Estadual Nicolau Fragelli, de Campo Grande, montou uma decoração amarela e convidou os estudantes para assistirem a animações educativas sobre trânsito, regras e comportamento defensivo para evitar acidentes. Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental participaram, ainda, de um concurso de frases.
Na Escola Estadual João Carlos Flores, de Campo Grande, os carros foram decorados com a fitinha amarela, símbolo da campanha, funcionários e estudantes usaram roupas nesta cor e uma bandeira amarela foi colocada no mastro da escola, para chamar a atenção de todos. Os estudantes montaram painéis sobre o tema, ressaltando a importância da prevenção.
A Escola Estadual Marechal Rondon, de Nova Andradina, também vestiu amarelo para contribuir com a campanha. Os estudantes assistiram à palestra da Polícia Militar, chamando a atenção para a importância de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, preservando, assim, a vida de todos os envolvidos.
Para a Escola Estadual João Vitorino Marques, de Aral Moreira, é tempo de conscientização da população para o trânsito. Durante todo o mês de maio, os estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio trabalharam o projeto.
A Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral, de Dourados, promoveu o “Dia D” da campanha, com professores e estudantes usando amarelo e indo às ruas para uma blitz educativa com os motoristas. As turmas ainda preparam cartazes, poemas, cruzadinhas, redações e outras atividades sobre o tema.
A Escola Estadual Arlindo Sampaio Jorge, de Campo Grande, organizou uma semana de trabalhos de conscientização da comunidade escolar e encerrou a programação com blitz educativa, exposição de cartazes, painéis e apresentações de teatro, músicas e poesias.
Em Ponta Porã, a Escola Estadual Joaquim Murtinho realizou atividades relacionadas ao Maio Amarelo durante todo o mês e, no “Dia D”, os estudantes participaram de panfletagem no semáforo, orientando os motoristas e distribuindo fitas amarelas. A escola ainda ofereceu aos estudantes palestras e debates e as turmas produziram cartazes, painéis e outras ações voltadas à conscientização de um trânsito mais seguro.
A Escola Estadual Angelina Jaime Tebet, de Ivinhema, envolveu a comunidade escolar na realização das ações do Maio Amarelo. Os estudantes produziram cartazes e maquetes e fizeram uma caminhada pelo bairro, distribuindo panfletos de conscientização. Há pouco tempo os jovens da escola acompanharam a morte de uma colega de 15 anos, vítima de acidente de trânsito, e foram tocados pelo tema.
A Escola Estadual Guaicuru, de Anaurilândia, contou com o apoio da Polícia Militar, Agetran e uma autoescola do município para a promoção de palestras e blitz educativa com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com foco na segurança de todos os envolvidos no trânsito.
A Escola Estadual Riachuelo, de Campo Grande, levou os estudantes para as ruas no entorno da escola para uma panfletagem de conscientização, lembrando que um trânsito seguro é responsabilidade de todos.
A equipe da Escola Estadual Polo Francisco Cândido de Rezende, distrito de Anhanduí, Campo Grande, realizou ações alusivas à campanha com a parceria da Polícia Rodoviária Federal em palestra de conscientização sobre condutas no trânsito, tanto para pedestres quanto para condutores e passageiros.
A Escola Estadual Aral Moreira, de Antonio João, participou do Maio Amarelo com faixas, peças de teatro, panfletagem e distribuição de fitas amarelas. Além disso, os estudantes se vestiram da cor da campanha e foram às ruas em uma caminhada pela paz no trânsito.
Quem chegava à Escola Estadual Braz Sinigáglia, em Batayporã, já via a faixa amarela que simbolizava a participação da unidade escolar na campanha. Toda a equipe e os estudantes usaram amarelo para trabalhar o tema e entregar panfletos em uma blitz educativa.
A Escola Estadual Zumbi dos Palmares, de Jaraguari, movimentou os estudantes com a produção de cartazes e montagem de painel com orientações em prol de um trânsito mais seguro.
A Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, de Coxim, realizou uma Gincana do Conhecimento, fazendo com que os participantes entendessem a importância da vida e do respeito às regras de trânsito. As turmas do ensino fundamental brincaram de “Passa ou Repassa”, produziram cartazes, músicas e placas de trânsito.
EE Dr. Fernando Corrêa da Costa
A Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa realizou ações de conscientização por um trânsito mais seguro e tranquilo. No entorno da escola, os estudantes abordaram motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para entregar panfletos informativos.
A Escola Estadual Abigail Borralho, de Dourados, promoveu palestras para os estudantes de 3º ao 5º ano do ensino fundamental e blitz educativa com as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
EE Pastor Daniel Berg
A Escola Estadual Pastor Daniel Berg, de Dourados, desenvolveu com os estudantes de 1º ao 9º ano do ensino fundamental atividades relacionadas ao Maio Amarelo, como vídeos, produção de cartazes e desenhos e montagem de painel.
Os estudantes da Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, de Maracaju, participaram de uma panfletagem no centro da cidade, com objetivo de conscientizar condutores e pedestres para a segurança no trânsito.
A Escola Estadual Miguel Sutil, de Camapuã, aderiu à campanha Maio Amarelo e trabalhou o tema durante todo o mês. No “Dia D”, os estudantes do 6º ano 9º ano do ensino fundamental realizaram uma blitz educativa.
O mês de maio foi marcado pela campanha no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu). Os professores incluíram na rotina das crianças atividades sobre o tema, como brincadeiras e gincanas, mostrando que a conscientização para a segurança do trânsito é importante desde cedo.