• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Diário Oficial
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Programas e Projetos
    • Telefones/Equipe
    • Plano Estadual
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Acesso ao E-mail
  • Painel do Aluno
  • Matrícula Digital
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
    • Plano Estadual
    • Ramais da SED
    • Acesso ao Webmail
  • Carta de Serviços
  • Telefones

Consed discute Tempo Integral, Educação Profissional e Ensino Regular no GT do Ensino Médio

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 11, 2017 as 10:16 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Campo Grande (MS) - O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promoveu nesta quarta-feira (10), mais um encontro do GT do Ensino Médio, em parceria com o Itaú BBA. O evento ocorreu no Centro de Formação Paula Souza, em São Paulo, e reuniu técnicos das secretarias estaduais de educação de todo o país, nas áreas de Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Profissional e Ensino Médio Regular. Mato Grosso do Sul foi representado pelos coordenadores de Políticas para o Ensino Médio, Joseley Ortiz; Educação Profissional, Davi Oliveira dos Santos; e da Escola da Autoria de Ensino Médio, Maria Gorete Siqueira Silva.

Para o secretário de Educação do Estado da Paraíba e coordenador do Grupo de Trabalho, Aléssio Trindade, a reunião consolida a integração das três áreas. “Daqui vai sair um plano de ação para cada área, ainda no próximo mês, a partir do curso que está sendo ministrado pelo Instituto Insper. É uma atividade muito produtiva no sentido de implantar políticas de Ensino Médio em Tempo Integral, Profissional e Regular, articuladas à nova linha da reforma do ensino médio”, destacou Trindade.

A avaliação feita pela assessora do Itaú BBA, Ana Inoue, também foi positiva. “Esse grupo de técnicos dos estados é muito comprometido, que pensa bastante sobre as questões práticas, mas também sobre as questões de concepção do Ensino Médio, logo, as discussões são muito ricas. Hoje, a gente começou a pensar e discutir a implementação e todos os problemas que podem vir daí, ou seja, como vamos resolver a formação de professores, o currículo, como será administrada a diversidade que existe dentro de cada rede”, explicou Inoue.

“Estamos discutindo as possibilidades e, cada vez mais, ampliando as discussões já iniciadas nos três encontros anteriores, de tal maneira, que o GT agora começa a ganhar uma direção mais fática para o que queremos, na medida em que verificamos modelos que permitem o desenvolvimento desta nova proposta. Muitas dúvidas ainda existem, porque vamos quebrar essa cultura do ensino médio que temos, de uma grade curricular”, avaliou Júlio Gregório Filho, secretário de Educação do DF e coordenador do GT.

Para ele, as proposições ficam difíceis de serem entendidas porque “o raciocínio comum sempre nos leva ao que temos vigente no país. Esses encontros são muito importantes e daqui pra frente, acredito que estaremos amadurecendo. Não temos mágicas para algumas situações complicadas que aqui foram apresentadas, mas a discussão nos levará para situações melhores do que temos atualmente no Ensino Médio do Brasil”, continuou Gregório Filho.

Quem também participou do encontro foi a secretária de Educação do estado de Minas Gerais, Macaé Evaristo. Segundo ela, as secretarias estaduais de ensinam enfrentam um grande desafio, que é continuar o debate sobre as mudanças no ensino médio. “Minha avaliação é positiva, acho que tivemos aqui um momento bom de diálogo, trazendo as preocupações dos diferentes estados, mas também com uma grande preocupação de conseguir dar um passo à frente e começar a trazer proposições para que possamos  avançar numa política de educação integral no ensino médio, que dê conta da diversidade de contextos que nós temos no nosso País”, concluiu Macaé.

Ascom/Consed

Publicado por:

Últimas Notícias

  • FEEMS e SED realizam debate sobre Educação Básica e Superior nos dias 02 e 03 de junho
  • Relatório de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação de MS – Ciclo 2017 – 2020, é aprovado em Audiência Pública
  • Equipe de Basquete da EE Professora Nair Palácio de Souza é campeã dos Jogos Escolares da Juventude de MS
  • Conscientização sobre segurança no trânsito é trabalhada na EE Japorã  
  • Governador decreta ampliação de mais 500 vagas do Concurso Público de Administrativos da SED
  • Protagonistas da EE Jonas Belarmino da Silva participam da Mostra Brasileira de Foguetes
  • SED publica resolução que autoriza oferta do Curso Normal Médio Intercultural Indígena Povos do Pantanal por mais 5 anos
  • O CEAM/AHS está na 2ª fase da  Edição 2022 da  Sapientia – Olimpíada do Futuro
  • Estudantes da EE João Magiano Pinto se destacam na Copa de Xadrez Rápido, em Mirassol-SP
  • SED divulga relação nominal do cadastro reserva de processo seletivo do PROJOVEM Urbano
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Av. do Poeta Manoel de Barros,

Bloco V – Parque dos Poderes
Cep 79031-350
Campo Grande-MS
Tel: (67) 3318-2200

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.