Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Joaquim Murtinho, região central de Campo Grande, recebeu nesta quarta-feira (2), o 15º encontro do projeto SED vai às Escolas, com a participação de mais de mil profissionais de 19 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino da Capital.
A programação começou com café da manhã de boas vindas e apresentações culturais. O estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Mathias Mattos, cantou e tocou violão; Bianca Rezende, da Escola Estadual Zamenhof, representou a equipe de Ginástica Rítmica do Projeto Cultura e Esporte Educacional nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul com uma apresentação utilizando as maças; e o grupo Tom Brasil dançou duas músicas.
Os participantes foram acolhidos pelo diretor da EE Joaquim Murtinho, Lucilio Souza Nobre. “Meu bom dia é em nome dos diretores, professores, administrativos, enfim, todos os que estão na escola e contribuem com a educação. Toda a equipe que trabalha na escola, na cozinha, salas de aula, manutenção ou portaria faz o maior esforço possível para dedicar ao aluno aquele trabalho, tudo o que fazemos é em função do aluno, com foco na aprendizagem e na promoção da educação de qualidade”, destaca.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, ministrou a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar. “É um prazer imenso estar na escola onde fui professora, coordenadora pedagógica e diretora-adjunta, minhas filhas estudaram aqui. Estou me sentindo em casa para esta formação. Mas seja no órgão central, nas escolas, conselhos ou sindicatos, cada um na sua função, mas todos trabalhando pelos estudantes”, explica.
Para o professor da EE Joaquim Murtinho, Alan Silus, o projeto SED vai às Escolas é uma ação muito importante para professores e demais funcionários das escolas. “A palestra da professora Maria Cecilia, além de esclarecedora, guia-nos na busca de uma educação de qualidade e traz uma reflexão sobre as práticas docentes pedagógicas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais da educação de Mato Grosso do Sul”, ressalta.
A inspetora de alunos Emilia Garrido de Amorim explica que em seu trabalho acompanha o crescimento dos estudantes e ainda os ajuda em seu desenvolvimento. “Gostei muito de ser incluída neste projeto, estou há 26 anos no Joaquim Murtinho e sempre tive um olhar atento, converso, ofereço ajuda e ofereço meu apoio. Mesmo depois de formado eles voltam para me ver e agradecer, é muito gratificante”.
No período da tarde, os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas participaram de oficinas, promovidas pela equipe da SED, nas áreas de folha de pagamento, administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial e currículo. A professora da Classe Hospitalar, Isabel Duarte, participou da oficina “Cartografia Social”, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Atendemos crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos, de forma individualizada e esta formação está sendo importante para promover a interação e atualização tão importantes para deixar o professor mais motivado”, diz.
O projeto “SED vai às Escolas” já passou por Paranaíba, Naviraí, Campo Grande, Maracaju, Nova Andradina, Jardim, Ponta Porã, Dourados, Coxim e Três Lagoas. Nesta quinta-feira (3) está sendo realizado em Amambai e novos encontros estão previstos na Capital, Fátima do Sul, Costa Rica, Aquidauana e Corumbá.
no images were found