Campo Grande (MS) – Começou nesta terça-feira (18) o segundo encontro do GT de Formação Continuada de Professores do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Técnicos de 26 Estados e do Distrito Federal estão reunidos em Brasília para avançar na proposta de construir diretrizes para uma nova política de Formação Continuada. O Consed trabalha neste projeto em parceria com o movimento Todos Pela Educação, a Undime e o Instituto Tellus. As coordenadoras são as secretárias de Educação dos Estados de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta e do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa.
Para Maria Cecilia, este segundo encontro é o mais complexo. “No primeiro, fizemos um panorama teórico. Agora, o grupo está trabalhando no que acreditamos que deva ser a Formação Continuada na rede pública, com foco na aprendizagem. O País é muito extenso, então queremos chegar a um consenso. O exercício é pesado, mas temos pessoas muito competentes, cada uma do seu Estado e da Undime também, buscando diretrizes que serão encaminhadas ao Ministério da Educação”, explicou.
O primeiro dia do encontro contou com a apresentação de um estudo sobre evidências na Literatura sobre Formação Continuada, pela pesquisadora Gabriela Moricone, da Fundação Carlos Chagas. Para ela, a Formação Continuada precisa estar integrada a uma política mais ampla, voltada para os objetivos que a política da rede tem. “A Formação Continuada tem que partir de um diagnóstico preciso em relação aos conhecimentos dos professores que a rede pretende formar. E a rede precisa planejar, acompanhar e avaliar a formação dos professores, para saber se está alcançando os objetivos”, concluiu Maricone.
A secretária potiguar destacou o engajamento dos técnicos dos estados. Segundo ela, eles estão bastante motivados e participando dos debates de forma muito propositiva. “O que temos acompanhado, tanto nos depoimentos, como nos trabalhos dos grupos, é que vai sair uma produção bastante rica, trazendo toda essa diversidade e contemplando também as experiências exitosas de outros países, que tivemos a oportunidade de conhecer”, destacou Santa Rosa.
Já o diretor institucional do Consed, Antonio Neto, disse que o encontro veio consolidar o trabalho do GT. “Estamos tratando de olhar para a formação continuada a partir de uma perspectiva local, de cada secretaria, mas trazendo também alguns estudos para se discutir o que realmente funciona e não funciona na literatura em relação à formação continuada. Tivemos hoje um exercício muito grande de discutir desafios a partir da perspectiva de cada secretaria. É um exercício bacana porque gerou uma oportunidade de diálogo entre as secretarias e os técnicos sobre aquilo que cada rede está sendo capaz de fazer”, concluiu.
O evento continua nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, no Salão JK, do Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada. Para quem não estiver presente, o Consed está disponibilizando uma transmissão ao vivo a partir de sua página no Youtube http://goo.gl/9eoqsC
Fonte: Consed