Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou na noite desta sexta-feira (23) a solenidade de formatura do Programa Projovem Urbano de Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens de Gil de Camillo, para a certificação no ensino fundamental de 600 estudantes das escolas estaduais Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, Maestro Heitor Villa Lobos, Dolor Ferreira de Andrade, José Ferreira Barbosa, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha e Professora Célia Maria Naglis.
Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, o momento é de olhar para o futuro, criando novas perspectivas a partir da conclusão dos estudos. “Estes estudantes estão virando uma página de sua história, terminando o ensino fundamental, vencendo mais uma etapa. Agora é preciso que continuem escrevendo esta história, que não desanimem e sigam para o ensino médio para depois galgar o ensino superior. Espero que aproveitem a oportunidade e não se esqueçam de que formação e conhecimento são coisas que ninguém nos tira”.
O Projovem Urbano, programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com a SED, tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.
Para o diretor da Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis, José Antonio Souza da Silva, o Projovem Urbano abriu a mente dos estudantes para uma nova perspectiva de ensino. “Os alunos ficaram mais animados e os professores aproveitaram para aumentar este animo para estimular os estudantes nesta nova possibilidade iniciada pelo projeto. Muitos destes estudantes não conseguiam emprego por não ter o ensino fundamental. Eles tinham idade, mas não tinham a escolaridade. O Projovem deu essa oportunidade e deu ânimo porque agora eles sabem que têm capacidade e podem cursar o ensino médio”, explicou.
Depois de cinco anos fora da escola, desestimulado, Everlan Ribeiro de Andrade encontrou no Projovem Urbano a chance de recomeçar. “Eu estava desanimado, achava que não conseguiria terminar o ensino fundamental. Mas na escola tive apoio, os professores ensinaram super bem, quando eu faltava eles ligavam para saber o que estava acontecendo. É uma felicidade muito grande terminar o ensino fundamental, agora quero fazer o ensino médio e depois cursar Medicina Veterinária”, comemorou o estudante da EE Dolor Ferreira de Andrade.
O estudante do Projovem Urbano recebe um auxílio financeiro mensal, durante os 18 meses de desenvolvimento do curso, no valor de R$100,00, condicionado a 75% de presença deste jovem nas atividades presenciais e à entrega de trabalhos pedagógicos.
A solenidade de formatura foi acompanhada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisoli e contou com a apresentação do cantor e compositor Thales Belchior, padrinho do Projeto Composição Musical do Projovem Urbano.
no images were found