Governo MS Transparência FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Webmail
    • Plano Estadual
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Gincana da EE Amélio de Carvalho Baís estimula a solidariedade e fortalece a união entre os estudantes

  • 07 dez 2017
  • Categorias:Escola da Autoria
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, do Conjunto Coophatrabalho, Campo Grande, é participante do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria, pautada no jovem e seu projeto de vida, fazendo do estudante o protagonista de sua aprendizagem. “Para isso, a escola investe em práticas socioeducativas interdisciplinares, que além de envolverem diferentes áreas do conhecimento, integram a comunidade escolar e tornam os dias letivos de intenso aprendizado, mas de forma humanizada”, explica o diretor Paulo Antonio Castaldeli.

Com atividades lúdicas, artísticas e científicas, a escola realizou neste último bimestre a I Gincana ABC, com o tema “Protagonismo, Solidariedade e Cidadania: Educação para Vida”, tanto no espaço da escola, quanto no Complexo Esportivo do 20º Regimento de Cavalaria Blindado. A ação estimulou a prática esportiva, o trabalho em equipe e a criatividade na solução de problemas, promovendo um momento de aprendizagem e descontração. “O tema era a solidariedade, companheirismo, protagonismo e educação para vida. Todas as provas foram realizadas com a participação da torcida para apoiar as equipes e os competidores”, destacou Lucca Maldonado Domingos, do 1º ano A.

Os competidores começaram tímidos, mas aos poucos foram se soltando, se unindo e se envolvendo cada vez mais nas atividades propostas. “A equipe laranja estava meio desanimada, mas todo mundo foi vendo que juntos somos mais fortes e acabamos ganhando algumas provas em primeiro lugar”, contou Gabrielly Victória Bueno dos Santos, do 1º ano F. “Achei que a turma deu o seu melhor e pude conhecer qualidade de algumas pessoas que nunca imaginei, foi até engraçado porque acabamos reparando em coisas que, por algum motivo, nunca notamos. Todos esqueceram suas diferenças e simplesmente se divertiram”, completou a estudante.

Os estudantes participaram das provas “Orientação” e “Caça ao Tesouro”, brincadeiras em grupo, com tempo limite para conclusão e que tinham como objetivo encontrar pistas ou códigos. “No começo, achei estranho ensinar solidariedade e companheirismo em uma competição entre as turmas, mas fiquei surpreso quando vi todo mundo se ajudando e pude perceber, prova a prova, mais exemplos destes valores entre os competidores e as torcidas”, afirmou Paulo Henrique Barcellos, do 1º ano B. “A gincana foi legal, trabalhou com a solidariedade e o trabalho em equipe, além de ser um dia para o pessoal se distrair das matérias, provas e atividades. No fim, apesar de só uma sala ganhar, todo mundo se divertiu”, comentou Maria Luiza Paranhos Baltuilhe, do 1º A.  

O resultado da gincana foi muito positivo, pois fortaleceu a união dos estudantes e o sentimento de pertencimento à escola, um dos objetivos da Escola da Autoria. “A gincana nos deixou muitas lições e mesmo sem ganhar estamos felizes por passarmos tudo isso juntos, foram muitas emoções que nos deixaram com gostinho de quero mais, dias incríveis que nos tiraram da rotina de estudar, estudar, estudar e nos levaram para uma grande prova divertida de união, solidariedade e competitividade”, finalizou Ketelyn Santos Pereira, do 2º ano A.

Entres outras atividades, a gincana contou com gritos de guerra das equipes, vôlei, corrida de revezamento e três pés, cabo de guerra, procurando tênis, desafios de arte em tela e desenho, caça ao tesouro da Física e corrente humana. Com apoio dos acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), os estudantes apresentaram peças de teatro, show de talentos e flash mob, além de competirem em uma animada batalha de raps.

Últimas Notícias

  • SED divulga relação nominal do cadastro de professor temporário de Educação Profissional
  • Com 205 dias para o ano escolar, SED divulga calendário para ano letivo de 2023
  • Governo garante 486 mil uniformes e 193 mil kits escolares para a volta às aulas
  • Secretaria de Educação publica remanejamento de vagas em concurso para professor
  • Aprovados em concurso administrativo da SED são convocados para inspeção médica e posse
  • Curso de Formação do Programa de Enriquecimento Instrumental é realizado na EE Coração de Maria
  • Etapa de efetivação de matrículas termina nesta sexta-feira
  • Projeto FINAN da EE Coração de Maria está na fase semifinal do Desafio Liga Jovem
  • Governo de MS convoca mais 265 e totaliza 722 professores do concurso 2022
  • Prorrogadas inscrições para cadastro de professor temporário de Educação Profissional da REE para dia 19 de janeiro
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº - Bloco V
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.