Jornada Pedagógica 2022


A volta às aulas em 2021 possibilitou, aos profissionais da educação, a ressignificação de aprendizados e posicionamentos, a partir das realidades vivenciadas pela escola, no momento pandêmico. Nesse período, a sociedade revisitou potencialidades cognitivas e emocionais e, em um curto período, desenvolveu estratégias pedagógicas, em uma força tarefa, com vistas a possibilitar o acesso e a garantir a aprendizagem dos estudantes, em todos os seus contextos educacionais, por meio dos modelos de ensino remoto ou híbrido.

Sob essa perspectiva, a Jornada Pedagógica 2022 será ofertada com caráter formativo, acolhedor e reflexivo, tendo em vista o retorno integral das aulas presenciais e o ingresso dos novos profissionais que farão parte da equipe docente da Rede Estadual de Ensino do MS.

Nesse sentido, a organização da JP 2022 segue em conformidade ao Protocolo Volta às Aulas nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, elaborado e atualizado pela Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, com a participação de várias instituições públicas e privadas, organizado por meio dos eixos Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo, considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança de todos no espaço escolar. Os momentos formativos, também, estão organizados em consonância ao desenvolvimento intencional das competências socioemocionais nos profissionais da educação e das competências e habilidades docentes indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Em 2022, A JP tem como foco principal a recomposição das aprendizagens, a fim de oportunizar a reflexão sobre estratégias didáticas que priorizem o desenvolvimento das habilidades essenciais para cada etapa de ensino. Além disso, abordará temáticas relacionadas ao acolhimento, à escuta empática e à biossegurança.

Nesta página, você encontrará links e materiais para este período de preparação (abaixo). Vale salientar que esses materiais não estão disponíveis apenas para o período da jornada pedagógica e podem ser consultados durante todo o ano.

Bons estudos!

Confira, abaixo, alguns depoimentos sobre este período:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links para acesso aos materiais (links serão disponibilizados progressivamente, após o início das formações):

1º e 2º dias – Recepção da equipe escolar e orientações iniciais

Materiais de apoio (download):

1- Roteiro do Participante (em breve);

2- Orientações de Apoio à Saúde Mental;

3- Eixo Biossegurança (2021):
3.1- Higienização das mãos e do ambiente escolar
3.2- Distanciamento Social
3.3- Aferição de temperatura e utilização do Álcool 70%
3.4- Reforçar cuidados na rotina da cozinha escolar
3.5- Informar é preciso
3.6- Acolher com empatia

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.