Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, acompanhou na manhã desta segunda-feira (19) a abertura da XIX Semana Nacional e II Semana Estadual Antidrogas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, evento realizado em parceria entre o Governo do Estado e os Conselhos Estadual e Municipal Antidrogas para unir ações preventivas que visam a melhor qualidade de vida à população sul-mato-grossense.
A programação do evento, que vai até sexta-feira (24), inclui a comemoração dos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido nas escolas pela Polícia Militar. “Neste primeiro semestre de 2017 estamos com mais de 2.500 estudantes da Rede Estadual de Ensino participando do Proerd, desenvolvendo atividades de conscientização, que visam a prevenção ao uso de drogas e a violência”, destacou Maria Cecilia.
A abertura do evento contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparine Terra; do governador Reinaldo Azambuja; do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad; entre outras autoridades.
Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) é uma adaptação brasileira do Programa Norte-Americano “Grug Abuse Resistence Education” (D.A.R.E), criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1992. Hoje, o Proerd está em todo o País e conta com três currículos: Proerd para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; Proerd para 5º e 7º anos do ensino fundamental; e Proerd para Pais/Responsáveis.
O programa prevê o envolvimento de policiais militares, escolas e famílias em ações de prevenção ao uso de drogas e à violência entre os estudantes, bem como ajuda-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuam com essas práticas, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Os estudantes participam, uma vez por semana, de aulas ministradas por policiais militares, fardados e treinados e que utilizam material próprio do Proerd. Ao final, eles participam de cerimônia de formatura, com a presença dos familiares.
Com foto de Chico Ribeiro