Neste primeiro semestre, os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Viriato Bandeira, localizada em Coxim, participam do projeto ‘A construção do conhecimento por meio da Literatura de Manoel de Barros’, que sob a orientação da professora Maria Célia Marques da Silva, visa desenvolver as competências e habilidades da Língua Portuguesa por meio da literatura sul-mato-grossense, com destaque aos gêneros poesia e biografia.
Conforme o informado pela professora coordenadora de práticas inovadoras Luiza Oliver Gonçalves, os 37 alunos foram inseridos ao mundo deste poeta sul-mato-grossense a partir do projeto infantil Crianceiras, de Márcio de Camillo, que reverencia a obra de Manoel de Barros e auxilia no ensino da poesia. A partir da escuta atenta das poesias musicadas, o grupo de estudantes definiu o poema ‘Borboletas’ como ponto de partida e, a partir dele, foram desenvolvidas atividades de leitura, interpretação de texto e ortografia.
Além disso, desde fevereiro os estudantes têm contato com a trajetória do poeta que inspira a educação, bem como as suas contribuições para a cultura e a literatura. De acordo com a equipe gestora, a biografia de Manoel de Barros foi apresentada por meio de vídeos, e com base nos acontecimentos que mais lhes chamaram a atenção, os alunos produziram análises visuais.
A turma também se uniu e, juntos, fizeram um dicionário com vocábulos inventados e elaboraram cartazes para ilustrar o projeto. “É notável o desenvolvimento dos estudantes na leitura, interpretação de texto, ortografia, na gramática contextualizada e direcionada, bem como o uso do dicionário e a formação de novas palavras com os seus respectivos significados”, disse Maria Célia Marques da Silva.
Em fase de finalização do projeto ‘A construção do conhecimento por meio da Literatura de Manoel de Barros’, a professora ressaltou que “o poeta Manoel de Barros foi uma descoberta para os nossos alunos, que estão gostando de estudar as suas obras e contribuições e, inclusive, já pediram que o projeto continue no próximo semestre porque eles têm contato com poesias que lhes são significativas, as quais eles podem visualizar o mundo em que estão inseridos, e além das competências e habilidades desenvolvidas, os valores sociais, humanos e culturais também são evidenciados”, finalizou a Maria Célia Marques da Silva.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Acervo da EE Viriato Bandeira