Caarapó (MS) – O professor doutor Pedro Demo visitou, na manhã desta terça-feira (21), as instalações da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Yvy Poty (Flor da Terra), em Caarapó, e no período da tarde ministra a palestra “Cuidar do Professor”, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados. O docente veio ao Estado com a missão de promover uma capacitação a professores da rede pública com foco na aprendizagem.
Na escola indígena, o professor conheceu as instalações e assistiu a uma apresentação dos alunos sobre a antiga maneira de ensinar os índios e a atual. Também conversou com os jovens e professores e falou da importância do projeto de aprimoramento dos docentes.
“Viemos conhecer a cultura dos índios em Mato Grosso do Sul para poder encaixar a ideia de educação indígena já existente e montar os cursos incentivando os professores a serem autores e produzir seu próprio conhecimento. Hoje estou aqui na condição de consultor e minha proposta é mais genérica, mas não seria completa se não incluíssemos a educação indígena”, ressaltou Demo.
Para exemplificar sua maneira de trabalho, o professor Pedro Demo informou que dados do Tribunal de Contas do Estado apontam que somente 8% dos estudantes do ensino médio aprendem bem matemática. “Todos tiveram aulas e ensino, mas não aprendizagem. Precisamos virar essa mesa e ter escolas onde os estudantes e os professores sejam autores do aprendizado”, explicou.
O diretor da escola Yvy Poty, professor Valdinei Marques Mendonça, que atua na educação indígena há 14 anos, disse que a presença do professor Demo é de extrema relevância, principalmente pelo fato de ele ter levado em consideração aspectos da cultura local antes de planejar as ações educacionais.
As professoras de etnia indígena Guarani, Zeni Lemes Ramires (língua portuguesa), Elizabete Benites Vilalva (Educação de Jovens e Adultos) e Silvia Lemes (artes e língua materna) – que foram alunas da escola – gostaram bastante da proposta de capacitação. “Nós só temos a ganhar”, afirmaram.
Estiveram presentes o coordenador de políticas específicas da Secretaria de Educação (SED), professor Alfredo Anastácio Neto, a Secretária Municipal de Educação de Caarapó, professora Ieda Maria Marran, o vereador indígena Dario Ramires (PR). A escola conta com aproximadamente 230 alunos indígenas Guarani e funciona no período matutino, com ensino médio aos jovens e no período noturno, com oferta do EJA a adultos.
Cuidar do professor
No período da tarde o professor Pedro Demo ministra palestra na escola douradense Presidente Vargas. Com o tema Cuidar do Professor, o docente aborda a importância de qualificar o professor como fator modificador da realidade em sala de aula. “Nosso projeto tem o foco no professor, uma vez que toda mudança escolar significa em primeiro lugar mudança no professor. Nossa proposta consiste em chamá-los aos cursos para produzir e melhorar a aprendizagem em sala de aula”, destacou.
Texto: Diana Gaúna
Fotos: Fábio Baptista/SED