As aulas, nas unidades escolares Professor Tito e Marçal Souza Tupã-y, iniciam nesta segunda-feira, 02 de março.
Campo Grande (MS) – Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (COPEED), através do Núcleo das Escolas Cívico-Militar (NECIM), está realizando de 27 a 29 de fevereiro, no Centro de Formação Professora Drª Mariluce Bittar, formação continuada aos docentes das escolas estaduais Marçal de Souza Tupã-y, localizada no Jardim Anache e Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, no Jardim Los Angeles, ambas em Campo Grande, inseridas no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM).
As aulas nas unidades escolares, pertencentes ao PECIM, iniciarão na próxima segunda-feira (02.03). De acordo com a coordenadora do NECIM, Eliana Verneque a formação continuada faz parte dos planejamentos para início do ano letivo das unidades cívico militares. Quanto ao calendário, “o funcionamento será igual às demais unidades escolares da Rede, com dias letivos, datas comemorativas e feriados previstos no calendário escolar”, lembra Eliana Verneque.

Cel. Hudmax, gestor da EECIM Marçal de Souza, menciona importância das Escolas Cívico Militares em MS
O Coronel/PM Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, que estará auxiliando como gestor na EECIM Marçal Souza, mencionou aos professores da formação, o orgulho do pioneirismo do MS, “está sendo um grande desafio, MS tem pioneirismo como marca e com o programa não será diferente, estamos nos dedicando para que as escolas cívico-militares alcancem o sucesso e se transformem em modelo para outros estados”, enfatiza.
Gestor da PM relata ainda que a importância está na forma de conduzir a gestão educacional dos estudantes, “a missão é trabalhar questão educacional, comportamental, hábitos saudáveis, positivos, através de exemplos, práticas positivas, proporcionando ao estudante, com esses preceitos, dedicar-se mais aos estudos e ter oportunidade de crescimento profissional e como cidadão”, finaliza Cel. Hudmax
Pioneirismo
De acordo com o Governo Federal, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.
Em Mato Grosso do Sul, o trabalho foi iniciado com uma equipe multidisciplinar e intersetorial do Governo do Estado, coordenada pela SED, composta por técnicos da Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação (Copeed), pela Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais (Conped), uma equipe do Corpo de Bombeiros e, também, da Polícia Militar.
A gestão dessas duas escolas será compartilhada entre SED, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. As unidades terão a mesma estrutura de funcionamento adotada nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).
A diferença na estrutura curricular está na inclusão de uma disciplina chamada “Educação para a Cidadania”, voltada para o estudo do civismo e valorização de símbolos nacionais, entre outros, que será ministrada por professores com formação nas áreas de Sociologia, Filosofia ou História.
Estudantes terão atividades nos mesmos horários das demais escolas da Rede Estadual e contarão com a presença dos oficiais militares – do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar – como uma equipe de apoio. Vale destacar que eles não estarão dentro da sala de aula, mas sim como membros da equipe de gestão.
O superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher, coordenador de implantação das escolas cívico-militares na REE, destacou os critérios e benefícios que as unidades terão ao fazer parte da nova proposta. “Foram escolhidas duas unidades em Campo Grande, uma no norte e outra no sul da cidade, ambas em regiões de vulnerabilidade. De acordo com a proposta do programa, as escolas terão apoio financeiro para infraestrutura, uniforme e material pedagógico, além da formação da equipe pedagógica e administrativa”, disse.
EECIM Professor Tito
Escola Estadual Cívico Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), foi construída recentemente e receberá os estudantes pela primeira vez. A escola já está nos preparativos finais e deverá receber cerca de 400 alunos a partir de segunda-feira. SED realizou, no ano passado, uma consulta à comunidade, para saber a respeito do interesse da região na implementação da proposta, que contou com 93% de aprovação.
EECIM Marçal de Souza
Já a segunda, EECIM Marçal de Souza Tupã-y, que fará parte do Programa com a parceria da Polícia Militar de MS, será responsável pelo atendimento à mais de 600 estudantes, matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, e contou com quase 80% de aprovação da comunidade no momento de consulta antes da adesão ao Programa.
Fotos: Juarez Júnior