Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza nesta quarta-feira (23), no Hotel Deville Prime, em Campo Grande, o Seminário Ensino Médio, com a participação de representantes das Secretarias de Educação de todo o País. O evento faz parte programação da III Reunião Ordinária do Consed, com abertura oficial marcada para esta quinta-feira (24).
De acordo com a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consed, Maria Cecilia Amendola da Motta, o Seminário é uma preparação para a reunião do Consed. “Temos aqui o secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Silva, responsável por esta etapa de ensino no Consed para afinar as ideias que serão discutidas a partir de amanhã, tendo em vista a melhoria dos indicadores do ensino médio, com discussões sobre a Base Nacional Comum e um olhar muito responsável para achar um caminho para nossos jovens brasileiros”, destaca.
Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas e vice-presidente do Consed, Rossieli Soares da Silva, lançar o documento da Base Nacional Comum foi um grande desafio, complementado pela discussão do Seminário. “Vamos traçar um perfil do que queremos para o ensino médio. Nossa meta é elaborar um conjunto de propostas para reformular o ensino médio desenvolvido no Brasil, que seja casado com a Base Nacional Comum e baseado nas competências socioemocionais dos estudantes”, afirma.
Durante o Seminário, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios, abordará a Base Nacional Comum e os reflexos no ensino médio. “Sobre a reforma da educação brasileira, o documento sobre a Base Nacional Comum adianta alguns pontos, mas em outros anuncia a necessidade de debate, como este sobre o ensino médio”, diz.
O professor doutor Pedro Demo, pesquisador CNPq, apresentou um panorama do ensino médio no Brasil e reforçou a ideia de é preciso mudar o atual modelo do ensino médio brasileiro. “Vou expressar um ponto de vista particularmente crítico porque precisamos melhorar. Eu defendo a mudança no sistema de ensino, é preciso recolocar as coisas em outro lugar, sair de uma rota equivocada para encontrar outra rota”, explica.
III Reunião Ordinária da Consed
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, vice-presidente e coordenadora do eixo Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, recebe os secretários de Educação de todo o País, nos dias 24 e 25 de setembro, para a III Reunião Ordinária do Consed, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande.
O encontro terá como tema principal os contornos e definições para o ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contará com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
A secretária Maria Cecilia explica que o Consed organizou cinco eixos para serem tratados durante o encontro. “Vamos discutir a Base Nacional Comum, lançada recentemente pelo ministro Renato Janine Ribeiro, o financiamento da Educação brasileira, o plano de cargos e carreiras dos profissionais do magistério, gestão escolar e a reformulação do ensino médio”.
No encontro em Campo Grande, a secretária de Estado de Educação terá espaço para expor a educação regional. “Eu vou contar aqui o que fizemos com os jovens de 15 a 17 anos em disfunção de idade/série. Ou eles estudavam com os mais velhos da Educação de Jovens e Adultos ou com as crianças de 9 ou 10 anos, duas formas desestimulantes, por isso criamos o AJA, Avanço do Jovem na Aprendizagem, implantado inicialmente em sete municípios do Estado, mas que ano que vem tenho a certeza de todas as nossas cidades terão uma sala de AJA, projeto que funciona como um resgate social e educacional.
Sobre o Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza quatro reuniões ordinárias por ano, para a discussão de estratégias e ações que visam melhorias da educação pública. Fundado em 25 de setembro de 1986, o Conselho tem por finalidade promover a integração, articulação e mobilização das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com vistas a convergir estratégias e políticas públicas para promover a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil, defendendo a educação básica pública, universal e de qualidade, como pressuposto fundamental de desenvolvimento social e econômico.
O Consed é parceiro dos Poderes Públicos na discussão da política de educação nacional, na realização de ações, estudos e outras atividades afetas à área educacional, reconhecendo seu papel institucional como fomentador e mediador das discussões que envolvam os interesses legítimos das Secretarias de Educação.
O Consed, em todas as suas ações, é representante e interlocutor das Secretarias de Educação, junto aos órgãos consultivos e deliberativos afetos à área da educação, tornando-se parte imprescindível em qualquer debate que se faça em todos os níveis e esferas de Poder, acerca das políticas públicas educacionais.
no images were found