SAEB 2021

 

A edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 ocorrerá no período de 08/11 a 10/12/2021 nas Redes de Ensino em todo o país, conforme previsto na Portaria nº 250, de 5 de julho de 2021.

A instituição responsável pela operacionalização da aplicação do SAEB 2021 em todo o país, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, é a Fundação Cesgranrio.

O SAEB reflete os níveis de desempenho dos estudantes avaliados por meio de testes cognitivos, assim como, o clima escolar e as condições do ensino e estruturais da escola pelos questionários, preenchidos por diretores, professores e estudantes. Os resultados dessas informações coletadas são contextualizados em importantes informações sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio.

A aplicação dos testes ocorrerá de forma censitária para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º/4º anos do Ensino Médio. Para o 2º ano do Ensino Fundamental, será de forma amostral, bem como, para turmas selecionadas do 9º ano do Ensino Fundamental que preencherão testes de Ciências Humanas e da Natureza.

Devido aos procedimentos de biossegurança adotados nas redes de ensino do país em virtude da pandemia da COVID-19 e, com vistas a atender às medidas de distanciamento social, o Inep determinou inicialmente, a divisão das turmas nas aplicações do SAEB 2021, informando às unidades escolares que haveria do Dia “D” do SAEB.

Porém, em função do retorno das aulas presenciais nas redes de ensino do país, o Inep definiu que as aplicações do SAEB 2021 ocorram de acordo com as legislações estadual e municipais de cada localidade.

Sendo assim, como na Rede Estadual de Ensino de MS, em conformidade com a Resolução SED/MS Nº. 3915/2021, as aulas foram retomadas de forma 100% presencial, a aplicação do SAEB ocorrerá sem a divisão de turmas, não havendo dispensa das demais que não estejam envolvidas nesse processo avaliativo.

 

As escolas serão contactadas para o

agendamento do teste neste período.

 

Sabendo da importância dessa avaliação para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes de MS, contamos com o apoio e empenho de todos para a realização do SAEB 2021.

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos pelos telefones 3318-2226/ 2377/ 2383/ 2306.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.