Programa Volta ao Novo

Instituto Ayrton Senna é parceiro ao lado do Consed para essa iniciativa. (Foto: Divulgação)

O Instituto Ayrton Senna e o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) consolidam parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul SED/MS com o Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado Volta ao Novo.

Esse programa propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais. São oferecidas webconferências para os profissionais das secretarias de educação que aderiram a proposta, como, também, lives destinadas à sociedade em geral, de modo que ocorra o envolvimento de professores e famílias no debate do desenvolvimento de competências.

Cinco macrocompetências e 17 competências socioemocionais em destaque. (Foto: Divulgação)

Esta iniciativa faz uma discussão sobre as cinco macrocompetências trabalhadas que já são trabalhadas em outras propostas oferecidas pelo Instituto Ayrton Senna, e que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocionalamabilidadeabertura ao novoengajamento com os outros e autogestão. Em cada um dos encontros on-line, uma dessas macrocompetências foi priorizada para motivar o diálogo entre especialistas do Instituto, professores de redes públicas convidadas e participações especiais de estudantes.

Com o título “Resiliência emocional: como esta competência socioemocional ajuda na volta às escolas”, a primeira live ocorreu no dia 16 de julho de 2020. Neste link, você pode assistir a gravação desta live: https://youtu.be/ewpIBTjkcBM. No dia 30 de julho ocorreu a 2ª live intitulada: “Abertura ao Novo: como educadores podem se adaptar às mudanças”. Para rever, acesse o link: https://youtu.be/fEH7W4gtuS8.

Em 13 de agosto de 2020, o tema abordado foi “Autogestão: foco e determinação para atingir objetivos na educação”. A gravação desta live está disponível no link: https://youtu.be/l5b5B_3whfg. “A Amabilidade: Respeito e empatia na sua rotina” foi discutida em 27 de agosto de 2020 e está disponível no link: https://youtu.be/8fOB9SKPadw. E, no dia 10 de setembro, teremos a última live dessa série com o título “Engajamento com os outros: a importância do entusiasmo na educação”, clique aqui e acesse.

Os materiais de apoio de cada macrocompetência podem ser acessados nos links, a seguir:

Resiliência emocional Clique aqui para fazer download

Abertura ao novo Clique aqui para fazer download

Autogestão Clique aqui para fazer download

Amabilidade Clique aqui para fazer download

Engajamento com os outrosClique aqui para fazer download

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.