Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Surdocegueira, a SED promoveu seminário de deficiência neurossensorial

  • 06 jul 2023
  • Categorias:CAP/DV, CAS, CEADA, Educação Especial
  • Compartilhar:

Para divulgar e conscientizar sobre a inclusão escolar das pessoas com surdocegueira, bem como de outras deficiências neurossensoriais tais como a deficiência auditiva, cegueira e surdez, na terça-feira, 27 de junho, a SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu o 1º Seminário Estadual de Deficiência Neurossensorial: concepções e práticas na inclusão escolar.

Realizado no auditório da Acadepol (Academia de Polícia de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o seminário proporcionou um momento para reflexão acerca dos aspectos teóricos, dos recursos e estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem do estudante com deficiência neurossensorial, visando aprimorar o trabalho desenvolvido nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

‘Avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional do estudante com surdocegueira’ foi tema apresentado pela A professora Dra. Shirley R. Maia.

A professora Doutora Shirley Rodrigues Maia ministrou a palestra intitulada ‘Avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional do estudante com surdocegueira’, e os gerentes pedagógicos do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), do CAP/DV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual), e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) falaram sobre o trabalho de inclusão escolar desenvolvido junto aos estudantes cegos, com baixa visão, surdos ou com surdocegueira.

O trabalho desenvolvido pelo Ceada foi apresentado pelo gerente pedagógico do Bruno Ribeiro da Cruz.

O evento visou celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Surdocegueira, comemorado no dia 27 de junho, lembrando o dia do aniversário da escritora e ativista norte-americana e primeira pessoa com surdocegueira a concluir o Ensino Superior, Helen Adams Keller, considerada um ícone na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Segundo o gerente pedagógico do Ceada Bruno Ribeiro, “o Seminário mostrou diversas possibilidades de inclusão escolar das pessoas com deficiência neurossensorial e evidenciou que o Ceada está atuante, vivo e muito bem estruturado”, disse.

Ceada

A ex-aluna do Ceada, Ana Paula, também participou do Seminário.

Criado pelo Decreto Estadual nº 3546, de 17 de abril de 1986 e regulamentado pela Resolução/SED Nº 3330/2017, o Ceada conta com uma equipe de oito especialistas em Educação Especial, e em parceria com os Núcleos de Educação Especial das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) e Salas de Recursos Multifuncionais, avalia, acompanha e assessora o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência auditiva e surdo-cegueira.

Atualmente, 118 estudantes com deficiência auditiva e seis alunos com surdocegueira estão matriculados na REE e recebem apoio pedagógico especializado de instrutores mediadores na modalidade oral, de guias-intérpretes em sala de aula e professores especializados das Salas de Recursos Multifuncionais.

Texto: Thaís Davis, SED

Foto: Coordenadoria de Educação Especial, SED

Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 20
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital