Atividade na Escola Vilmar Vieira Matos aproximou estudantes da culinária japonesa e incentivou valores de integração e respeito cultural
A Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, promoveu, em março, uma oficina cultural sobre culinária oriental que colocou os alunos do Projeto AJA (8º e 9º ano) frente a frente com os segredos do sushi. A atividade, parte da disciplina de Desenvolvimento Social, combinou prática gastronômica, integração cultural e trabalho em equipe.
A atividade foi conduzida pelo sushiman Daniel Barbosa Vilela, que apresentou aos alunos os principais ingredientes da iguaria japonesa, como arroz próprio para sushi, algas nori, kani e vegetais frescos, e ensinou desde o cozimento e tempero do arroz até o uso correto da esteira de bambu para moldar os rolinhos.
Divididos em grupos, os estudantes colocaram a “mão na massa”, ou melhor, no arroz, aplicando as técnicas aprendidas e trabalhando em equipe para preparar suas próprias receitas. O clima foi de cooperação e curiosidade, com troca de dicas, risadas e muito empenho para reproduzir a delicadeza e a precisão que a culinária japonesa exige.
Mais do que uma aula de gastronomia, a oficina foi um momento de integração cultural. Os participantes refletiram sobre como a comida pode ser uma ponte entre povos e tradições, além de exercitarem valores como paciência, trabalho em grupo e respeito à diversidade. O sushiman também compartilhou curiosidades sobre a história do sushi e seu papel na preservação de memórias e tradições familiares no Japão.
Para encerrar, os alunos degustaram as criações produzidas, celebrando o aprendizado em um “lanche cultural” coletivo. “Esse evento, realizado com muito entusiasmo e dedicação, demonstrou a importância de integrar atividades culturais e práticas no processo educativo, criando um ambiente dinâmico e formador de cidadãos mais conscientes e respeitosos com as diversas culturas que enriquecem nosso mundo”, destacou o coordenador pedagógico Diego Armando Dias Voss.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar