O encontro foi marcado por momentos de estudo, reflexão e partilha de práticas pedagógicas que vêm transformando o cotidiano das escolas da REE
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) promoveu, no dia 25 de setembro, o primeiro encontro formativo intitulado projeto “Aprendizagem em Ação de Campo Grande”, com a participação professoras e professores mediadores.
O encontro foi marcado por momentos de estudo, reflexão e partilha de práticas pedagógicas que vêm transformando o cotidiano das escolas da Rede Estadual de Ensino.
O Aprendizagem em Ação é uma iniciativa da SED, desenvolvida pela Sudeb (Superintendência de Educação Básica) e pela Ceief (Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental). O projeto busca recompor habilidades essenciais de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, por meio de um acompanhamento personalizado realizado por professores mediadores.
Atualmente, a ação atende 108 escolas em todo o estado de MS, com o trabalho de 128 professores. Só em Campo Grande, são 24 escolas e 27 mediadores, alcançando cerca de 5 mil estudantes.
A programação do encontro teve início com as falas de Adriana Buytendorp, superintendente da Sudeb, e Vanderlis Legramante, coordenadora da Ceief. Em seguida, a equipe pedagógica conduziu estudos sobre alfabetização, leitura, escrita e letramento matemático. O ponto alto do evento foi a roda de relatos, em que professores compartilharam práticas bem-sucedidas e histórias emocionantes de estudantes que, ao ingressarem no projeto sem saber ler e escrever, já apresentam avanços significativos.
“Foi um momento de muita troca, aprendizado e emoção. Escutamos experiências reais que mostram como a dedicação e o acompanhamento personalizado podem transformar a vida escolar dos nossos estudantes”, destacou uma das mediadoras.
Com resultados promissores, a expectativa é que o Aprendizagem em Ação impacte ainda mais estudantes, contribuindo para elevar os índices de alfabetização e letramento da Rede Estadual de Ensino.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Sudeb.