Período para realização das provas começa no dia 20 de outubro. As duas etapas, de Saeb e Saems, acontecem nos meses de outubro e novembro
As escolas de Mato Grosso do Sul se preparam para um importante ciclo de avaliações em larga escala, dividido em duas etapas fundamentais para a Educação do Estado.
A primeira etapa será a aplicação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025.
A segunda etapa é a aplicação do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), entre 10 e 25 de novembro de 2025.
Essas avaliações têm um papel estratégico para a melhoria da qualidade da Educação. Elas permitem que escolas, municípios e o próprio estado analisem com profundidade como está o andamento do processo de aprendizagem e os resultados servem como base para criar, monitorar e melhorar políticas educacionais, sempre com foco na realidade de cada rede de ensino.
“Contamos com a participação de todos, estudantes, professores, gestores e famílias, nesse momento tão importante para a nossa Educação. O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos”, destaca o professor Hélio Daher, secretário de Estado de Educação de MS.
Avaliações diferentes, objetivos que se complementam
Embora sejam realizadas em períodos próximos, o Saeb e o Saems são avaliações distintas, cada uma com sua proposta e abrangência:
O Saeb, coordenado pelo INEP/MEC, tem caráter nacional e avalia estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Também são aplicados questionários contextuais a estudantes, professores e diretores. Os resultados do Saeb ajudam a compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que compara o desempenho das redes em todo o país.
Já o Saems é uma avaliação estadual, realizada pela SED/MS (Secretaria de Estado de Educação). Em 2025, serão avaliados os estudantes do 2º, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa (com produção de texto) e Matemática. Uma das novidades é a aplicação dos questionários contextuais para professores e estudantes do 5º ano, ampliando o entendimento sobre os fatores que impactam a aprendizagem.
“Os resultados do Saeb e do Saems não devem ser vistos como cobrança ou competição, mas sim como ferramentas para refletir, planejar e agir com base em evidências reais da aprendizagem. Eles ajudam cada escola a identificar suas conquistas, compreender seus desafios e traçar estratégias para melhorar ainda mais o ensino”, finaliza o secretário Hélio.
Para mais informações sobre o Saeb, Saems e outras ações de avaliação da aprendizagem no estado, acesse a página oficial:
www.sed.ms.gov.br/avalia
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Cid Nogueira, SED