Com tema: Diálogos: Psicologia Educacional e o Projeto Pedagógico AJA – Desafios da Prática, 200 profissionais participaram do encontro virtual.
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED), realizou nesta quinta-feira (04.06), Live intitulada “Psicologia Educacional e o Projeto Pedagógico AJA-MS – Desafios da Prática”.
A transmissão teve a finalidade de promover o diálogo com os profissionais que atuam no projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA-MS), destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio – trajetórias, com especial destaque ao trabalho do psicólogo educacional e sua ação pedagógica no projeto,
De acordo com a coordenadora de Psicologia Educacional, Paola Nogueira Lopes, cerca de 200 profissionais, que atuam no Projeto AJA-MS, participaram da Live, sendo diretores, professores, assessores e coordenadores de projeto, psicólogos educacionais, coordenadores de qualificação profissional e representantes das coordenadorias regionais de educação.
A coordenadora do COPED apresentou o trabalho, a função e o papel dos psicólogos educacionais, além dos desafios pertinentes ao trabalho, as ferramentas e metodologias da psicologia e sua contribuição no planejamento do professor e o fazer pedagógico da escola. Já o professor José Augusto da Silva, apresentou o cenário da exclusão e a cultura do fracasso escolar no Brasil e a base pedagógica em que se assenta o projeto AJA-MS.
Nesse contexto, ficou evidenciado a peculiar contribuição do trabalho do psicólogo educacional com as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto AJA-MS e o grande desafio da equipe multidisciplinar (direção, coordenador de projeto, assessor de projeto, coordenador da qualificação e psicólogo educacional) em desenvolver ações conjuntas pensando no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes e suas especificidades.
O projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA) é destinado a estudantes com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental, bem como para estudantes do Ensino Médio – Trajetórias, possibilitando o acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.