Foram arrecadadas 4817 peças de inverno, superando as doações de 2022
Nesta quarta-feira (17), a SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu o ‘Dia D da campanha Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem’, que contou com a presença da madrinha da ação e primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, e da Ana Carolina Araujo Nardes, secretária de Estado de Administração, pasta que organiza a campanha, recepcionadas com apresentações musicais e pelos servidores da Educação.

A madrinha da campanha e primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, disse que não tinha dúvidas de que as arrecadações da SED a surpreenderiam.
Este ano, os servidores da SED, em conjunto com os estudantes e comunidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) doaram 4817 itens entre cobertores, agasalhos, acessórios de inverno e calçados, que serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade assistidas por mais de 200 entidades beneficentes e ONGs (Organizações não governamentais) de Mato Grosso do Sul.
A madrinha da campanha e primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, declarou que “apesar da campanha Seu Abraço Aquece ser destinada aos servidores de Mato Grosso do Sul, a ação teve a grata participação da população civil que abraçou a causa. Estou muito feliz e emocionada de estar aqui e sei que a educação chega aos lugares mais longínquos, que ela alcança todas as classes sociais, e que vocês, enquanto educação do Estado, presenciam muitas dificuldades e com certeza nesta época do ano não é raro ver um aluno com frio, ou que às vezes não vai à escola por não ter um agasalho. Parabéns pela empatia de vocês, pelo olhar e abraço carinhoso nessas pessoas que mais precisam”.

Ana Carolina Nardes ressaltou que a campanha é necessária e também se trata de um momento de refletir o quanto as pessoas precisam.
Para Ana Carolina Araujo Nardes, secretária de Estado de Administração “essa é uma campanha necessária de ser continuada todos os anos porque um cobertor que no inverno cobre, no verão vira cama, no outono cobre a casa e enquanto a gente não entender que muito temos e que é preciso auxiliar quem não tem, nós nunca seremos um país democrático e igualitário. Obrigada por tirarem um pouco do que vocês têm para dar àqueles que nada têm”, declarou.

Edio Castro agradeceu pelas contribuições e anunciou que o quantitativo superou as doações do ano passado.
Edio Castro, secretário de Estado de Educação em exercício, parabenizou os servidores pelas doações realizadas, em especial a Gabriela Cristaldo da Assessoria de Eventos que foi a multiplicadora da campanha na SED. “Enche o nosso coração de alegria saber que nós estamos ajudando a minimizar um pouco do frio que vem pela frente. Essa campanha me emociona porque muitas dessas peças arrecadadas irão para os estudantes das nossas escolas, que enfrentam dificuldades. A nossa meta foi batida e superou o quantitativo do ano passado. Muito obrigado a todos!”, disse.
Doações da Rede Estadual de Ensino
Apesar da campanha ser destinada aos servidores do Governo do Estado, na última quinta-feira (11), os diretores das unidades escolares entregaram no órgão central os itens doados não somente pelos docentes e servidores administrativos, como também pelos estudantes e suas famílias, uma vez que as comunidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande abraçaram a causa e, empenhados em ajudar aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, se uniram para arrecadar cobertores, casacos, calças, meias e calçados, atitude que engrandeceu ainda mais a ação realizada pela SED.
Adalberto Nascimento, coordenador da COGES (Coordenadoria de Gestão Escolar) explicou como se deu a adesão das escolas: “Contactamos todos os 75 diretores de Campo Grande e a grande maioria se prontificou não somente a arrecadar cobertores, agasalhos e outros itens nas suas comunidades, como também em trazê-los à SED, justamente pensando em ajudar as comunidades carentes nesse período de inverno que se aproxima; tivemos uma participação muito grande, sejam de escolas que aderiram à campanha como de peças arrecadadas”, disse.

Francisco Carlos da Silva Rojas é diretor da EE Tito, unidade de ensino que arrecadou o maior número de peças.
Representando a Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias, o diretor Francisco Carlos da Silva Rojas falou que toda a comunidade escolar se mobilizou em prol da campanha, sendo essa união percebida na quantidade de peças doadas, uma vez que a Escola Tito foi a instituição campeã de arrecadações. “Nós trabalhamos com alunos em situação de vulnerabilidade social e a nossa comunidade entende, até por situações práticas, o que é uma necessidade e, por conta disso, o que é solidariedade. Desde o início da campanha a comunidade realmente se dedicou e nós fizemos um excelente trabalho de arrecadação”, declarou o diretor.

A diretora Fernanda Alves Bucallon Serafim falou sobre a importância de ações como essa para o desenvolvimento dos estudantes.
Conforme ressaltou a Fernanda Alves Bucallon Serafim diretora da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, “é muito importante esse momento em que a gente consegue direcionar o olhar não somente para o pedagógico, mas demonstrar a importância da empatia, da necessidade do coletivo, e que compreendam a importância de aderir a ação e direcionar as peças para aquelas pessoas que estão mais necessitadas”, disse.
Texto: Thaís Davis, SED
Fotos: Thaís Davis e Ricardo Agra, SED