Mesmo com dificuldade de comunicação, ou por morar em área rural, residir na Bolívia, ou falta de acesso à internet, estudantes recebem atendimentos pontuais.
Campo Grande (MS) – Seguindo orientações da Secretaria Estadual de Educação (SED), a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Escola da Autoria de Corumbá, tem se preocupado e dedicado em dar todo suporte aos seus estudantes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas complementares, proporcionadas neste período de isolamento.
De acordo com a diretora Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves, a Escola da Autoria tem um trabalho bem próximo aos estudantes em sua rotina normal, “ temos uma rotina que vai do período da manhã, almoço e lanche da tarde, e, romper essa proximidade neste período de isolamento é algo que está sendo difícil, tanto para os alunos, quanto para os professores, que estão sempre aplicando metodologias diversificadas no ensino. A saída então foi utilizar diversas plataformas de comunicação e estreitar este distanciamento, intensificando a humanização e a afetividade em nossas atividades online”, explicou.
Pensando em não somente enviar atividades e recolhê-las, a equipe pedagógica da escola, por intermédio da direção, coordenação e professores, realizam, desde março, diversas ações para auxiliar os alunos a estudar e não deixá-los com dúvidas, garantindo assim, efetivação do ensino, mesmo de forma distante. Os estudantes estão recebendo materiais como: diversificadas propostas de exercícios, vídeo aula e bate papo constante por meio de diversos recursos de comunicação (WhatsApp, face book, e-mail e ligações telefônicas).
“Desde março estamos alinhando nossas atividades pedagógicos no período de isolamento. Tivemos alunos da Bolívia que entraram em quarentena desde a primeira quinzena de março. Pensando em todos os nossos estudantes, criamos em março os grupos de whatsApp, passamos nossos contatos aos estudantes e responsáveis e estamos obtendo bom retorno na comunicação”, menciona diretor adjunto João Paulo da Silva Santana.
“Aos estudantes que estão sem acesso à internet, que moram em zona rural ou em regiões ribeirinhas, estamos marcando horário e solicitando a entrega dos materiais impressos em mãos. Essa disponibilidade do setor pedagógico é fundamental neste período para que os estudantes mantenham os conteúdos e a apropriação do conteúdo em dia”, frisa João Paulo.
Ação pontual
No mês de abril a escola iniciou uma ação pontual: ligar para os alunos que estão com maior dificuldade de comunicação neste período de isolamento, ou por morar em área rural, residir na Bolívia, ou falta de acesso à internet. Os professores estão ligando para os pais dos estudantes e mediando a entrega e o recebimento das atividades programadas para o período de isolamento. Essa estratégia aproxima a escola da família e possibilita diálogo direto e eficaz na aprendizagem.
Os professores participarão nas próximas semanas de plantões na própria escola JGP, com escala de horário, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, garantindo a saúde de todos, com distância segura entre uma pessoa e outra, uso de máscaras e de álcool em gel no recinto escolar.
Outra ação pontual da Escola da Autoria é que de segunda a sexta-feira, ela é aberta das 7h às 11h e das 13h às 17h, com representantes da direção, coordenação e professores para atendimento neste período, com agendamento prévio, bem como, impressão de materiais, caso seja necessário. Os estudantes que desejam entregar materiais, depositam as atividades nas caixas que se encontram no corredor, de forma rápida, prática e segura.
A equipe gestora da Escola da Autoria enfatiza que os processos positivos de mediação das Atividades Pedagógicas Complementares é o resultado de uma equipe coesa e empenhada. “A Escola JGP tem diálogo direto e eficaz entre direção, coordenação e professores. Estamos sempre nos comunicando, ouvindo sugestões de aplicativos, de mecanismos online que nos auxiliem a manter a rotina de estudo dos nossos alunos. Pautamos nossos trabalhos nas orientações recebidas pela SED e por meio delas traçamos nossas ações”, enfatiza diretora Érica Oliveira Gonçalves
“Hoje, podemos afirmar que estamos com o conteúdo planejado está sendo cumprido da melhor maneira possível. Nossos alunos estão tendo acessibilidade de informação via whats, facebook, e-mail, telefone e contato pessoal, o que nos garante o término de um primeiro bimestre tranquilo, pois é o que este momento exige de todos, tranquilidade, planejamento e perseverança. Enfatizamos ainda que é a comunicação”, concluiu diretora Érica.